Olympia Vol 1 Fest Der Völker - 1938 (Português)

O primeiro filme a ser exibido será “Olympia 1”, realizado em 1938, por Leni Riefenstahl (Foto: Divulgação)

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, durante todo o mês de junho será realizado um ciclo de debates sobre a relação entre o esporte e o cinema ao longo dos anos. Buscando aprofundar a discussão sobre o vínculo entre as duas linguagens, professores de diferentes universidades brasileiras participam do projeto denominado  “O Esporte no Cinema”.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a organização ficou por conta do  Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Física e do Esporte (Gephefe) da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), Os filmes serão exibidos entre os dias 7 e 28, sempre às terças-feiras, às 18h30. A primeira exibição será no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus, e as restantes no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), no Centro da cidade. . A entrada é gratuita mediante a retirada de senha liberada sempre meia hora antes do início da sessão.

Segundo um dos organizadores e professor da UFJF, Carlos Fernando da Cunha, a escolha dos títulos para a exibição pretende atrair diferentes públicos da cidade. “Nós buscamos tratar o esporte na sua dimensão sociocultural e política. Escolhemos filmes que fomentam o debate de diferentes aspectos que permeiam a nossa sociedade até hoje, como: padrões de beleza, discussão de gênero e terrorismo. Esse é um evento para todo mundo que se interessa não só pela história do esporte e do cinema, mas também pelo contexto que envolve esses dois meios.”

Com pesquisas no campo da história do esporte desde 2002, essa é a primeira vez que o grupo de pesquisas busca abordar o tema por meio da perspectiva da grande tela. “O cinema e o esporte são duas paixões do brasileiro e como nunca tínhamos juntado esses temas em discussões abertas para o público em Juiz de Fora, resolvemos aproveitar o momento das Olimpíadas para colocar a ideia em prática”, conclui Cunha.

O evento também conta com a parceria da Funalfa e do Mr. Tugas.
Confira a programação:

07/06 – 18h30
“Olympia 1” (1938). Leni Riefenstahl (Diretora, 121 minutos).
Debatedor – professor Carlos Fernando F.da Cunha Junior (UFJF)
Local – Anfiteatro das Pró-Reitorias – Reitoria da UFJF

14/06 – 18h30
“Boleiros: era uma vez o futebol” (1998) Ugo Giorgetti (Diretor, 93 minutos).
Debatedor – professor Silvio Ricardo da Silva (UFMG)

21/06 – 18h30
“Billy Elliot” (2000) Stephen Daldry (Diretor, 111 minutos).
Debatedor – professor Anderson Ferrari (UFJF)

28/06 – 18h30
“Munique” (2005) Steven Spielberg (Diretor, 163 minutos).
Debatedor – professor Coriolano P. da Rocha Junior (UFBA)