27160395480_2080a98ab0_o

Semana Mundial do Brincar estimula a discussão sobre a importância das brincadeiras na educação de crianças (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Com o tema “O brincar que encanta o lugar” a Aliança pela Infância, em parceria com a Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou nessa sexta-feira, dia 3, diversas atividades em celebração a Semana Mundial do Brincar. Durante toda a manha, oficinas, intervenções e grupos de debate, realizados no prédio da Faced, estimularam com que os participantes do evento discutissem a importância da presença de brincadeiras lúdicas e inovadoras na educação de crianças e adultos.

Para a organizadora do evento e professora da UFJF, Ana Rosa Moreira, além de um momento de diversão e descontração para a faculdade todas as atividades tinham como objetivo o aperfeiçoamento profissional dos envolvidos. “Diferente de uma palestra, tudo que está acontecendo aqui busca enaltecer a experiência física dos participantes. A ideia é propor trabalhos que façam com que além de brincar com o corpo, as pessoas consigam também brincar com a mente”.

Oficinas

Três oficinas com diferentes enfoques foram realizadas no prédio da Faculdade de Educação na manha dessa sexta, 3. Na oficina “Potência de Invenção” os integrantes foram estimulados a pensar novas maneiras de integrar a brincadeira com o processo de educação. A professora da rede municipal Flávia Lopes, que participou das atividades, destacou a importância desse momento de reflexão para a reinvenção dos profissionais que estão no mercado ou vão se formar. “É muito legal esse momento de você relembrar uma época passada da sua própria vida e perceber o quão fundamental ela é para nossa formação.”

26829563223_c9110f786c_o

Rodas de Ciranda e outras atividades lúdicas fizeram parte da programação do evento (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Na oficina de “Rodadança” os participantes voltaram no tempo e relembraram as tradicionais rodas de ciranda e cantigas de bem querer. Com um ambiente lúdico e de descontração, a doutoranda da Faced, Gizelana Pelizzoni, ministrou os trabalhos com alunas da faculdade. “É um momento de resgate da própria história e tradição do nosso país. Estimular essas atividades, independente da idade, é preservar nossa cultura”, afirma ela.

Para a estudante do primeiro período da Faced, Letícia Goulart, os trabalhos realizados na faculdade complementam também a formação profissional dos alunos. “É um momento de discutir temas que vão além da sala de aula, sendo que, debater a brincadeira de uma maneira tão interativa deixa todo o processo bem mais divertido”.

Intervenções

Também como parte da Semana Mundial do Brincar, diversas intervenções foram realizadas nos corredores da Faced. Além de observar a exposição de trabalhos, quem passou pelo local pode criar o seu próprio brinquedo ou relembrar como eram os de antigamente. “A ideia foi fazer com que o corredor, que normalmente é um simples lugar de passagem, se transformasse em um lugar de provocação, transmitindo a ideia de que qualquer lugar é local de brincar”, conta a organizadora Ana Rosa Moreira.

Intervenções no prédio da Faculdade de Educação (Faced) estimularam os visitantes a relembrar brincadeiras da infância (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

As atividades da Semana Mundial do Brincar continuam até Domingo. Confira a programação completa:

3/06 – Sexta-feira

Oficinas na Faculdade de Educação/UFJF:

Jogo da teia
Responsável: Gal Santana
Objetivo: transmitir o pensamento sistêmico de forma lúdica incentivando a sua inclusão nos ofícios que tenham como propósito a aprendizagem
Número de participantes: entre 15 e 25
Horário e local: 19h às 21h (sala 16)

Corpo, movimento, energia e contato
Responsável: Gilmara Cardozo Soares
Objetivo: levar os participantes a entrar em contato com o seu corpo, suas emoções e sua energia de forma lúdica através de brincadeiras que despertem seus sentimentos adultos e infantis.
Número de participantes: até 30
Horários e locais: 9h às 11h (sala 21), e 19h às 21h (sala 17)

Rodadança
Responsável: Gisela Marques Pelizzoni
Objetivo: propiciar a vivência da cultura tradicional infantil por meio de cantigas, brinquedos, brincadeiras e os contos de tradição oral.
Número de participantes: até 30
Horários: 9h às 11h (sala 15) e 19h às 21h (sala 15)

Brincar: potência de invenção
Responsável: Ana Rosa Picanço Moreira
Objetivo: Vivenciar e refletir criticamente sobre as possibilidades do brincar no aprendizado e desenvolvimento de crianças e como atividade constitutiva do ser humano, tendo como referência teórico-metodológica a abordagem histórico-cultural.
Número de participantes: até 25
Horários: 9h às 11h (sala 23), e 19h às 21h (sala 23)

Gerando encantos
Responsável: Carol Duarte
Objetivo: Reflexão sobre uma nova forma de gestar e nascer. Gerar uma nova vida e conviver com uma criança pode ser um convite a um novo modo de habitar o mundo
Número de participantes: até 25
Horários: 19h às 21h (sala 21)

Atividade na Creche Comunitária Leila de Mello Fávero
Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Faced/UFJF)
Brinquedos e brincadeiras na creche

4/06 – Sábado

Roda de conversa “O brincar livre na primeira infância”
Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (Amma-JF)
Museu Mariano Procópio

“Nossa horta”
Ação voltada para moradores do condomínio Neo Residencial
Neo Residencial (Rua Eduardo Sathler, 2, bairro Borboleta)

5/06 – Domingo

Dia do Brincar
Atividades diversas abertas ao público em geral. Serão oferecidas brincadeiras, oficinas de brinquedos e oficina de circo com o grupo carioca Meleka de Jacaré.
Museu Mariano Procópio