(Foto: Caique Cahon)

Roteiro é dividido em três linhas de histórias, incluindo depoimentos de alunos da educação a distância da UFJF (Foto: Caique Cahon)

O Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança o segundo documentário do projeto “A cidade que você vê”. Produzido pela equipe de Produção de Material Didático do Cead, o vídeo tem como protagonistas os moradores de Tiradentes, que, através de relatos de suas vivências, contam um pouco da história da cidade. Além disso, o audiovisual retrata histórias de superação de alunos da modalidade a distância da UFJF, do Polo de Tiradentes.

Segundo o diretor do documentário, Rodrigo Lobão, o projeto, assim como sua primeira edição “A cidade que você vê – Bicas”, faz referência à obra de Ítalo Calvino, “Cidades Invisíveis”, ao ressaltar aspectos regionais que passam despercebidos no cotidiano dos cidadãos, levando em conta não apenas os aspectos geográficos, mas também aqueles intrínsecos ao imaginário urbano e seu papel na construção da identidade local.

Lobão comenta também que o roteiro do vídeo foi dividido em três linhas de histórias. A primeira delas traz o depoimento do pesquisador do Iphan de Tiradentes, Olinto Rodrigues dos Santos Filho, que narra um pouco das memórias da sua cidade. Já a segunda traz o relato da coordenadora de Polo UAB, de Tiradentes, Hérice Glayse Conceição, falando sobre sua cidade e o Polo. E, por fim, o depoimento de alunos da educação a distância da UFJF, que comentam as suas histórias de superação.

Já para a produtora do audiovisual, Mayra Sá, o documentário mostra a união entre passado e futuro. “O passado se manifesta representado pela arquitetura da cidade e todas as suas memórias históricas. Já o futuro se evidencia nas novas tecnologias e nas novas modalidades de ensino, onde alunos da UFJF que cursam uma graduação a distância se beneficiam de modernas forma de aprendizagem, ensino e interação”.

Confira o documentário: https://www.youtube.com/watch?v=rjjkFgw7axo