Reitor parabenizou o DA pela condução da manifestação, respondendo as principais demandas (Foto: Alexandre Dornelas)

Reitor parabenizou o DA de Nutrição pela condução da manifestação, respondendo as principais demandas dos alunos (Foto: Alexandre Dornelas)

O reitor Marcus David recebeu na manhã desta terça-feira, 31, estudantes de Nutrição, que cobravam soluções para alguns problemas enfrentados especificamente pelo curso e pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB). As principais demandas apresentadas foram a falta de alimentos para as aulas e a suspensão de atividades práticas nos laboratórios, além de questões de infraestrutura do Instituto.Também participaram do encontro a vice-reitora Girlene Silva e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé. A equipe se mostrou ciente dos problemas e enfatizou que está à frente da gestão há apenas 40 dias.

Sobre a compra de alimentos para o curso, Condé disse que vem analisando diversas alternativas para resolver a situação. Ele espera conseguir, em até duas semanas, finalizar o processo de dispensa de licitação para comprar os insumos. Para isso, precisa de três orçamentos de fornecedores. Se o procedimento demorar mais do que o previsto ou não se concretizar, Condé apontou como segunda opção a contratação de um cartão corporativo. O pró-reitor também avalia, como medida a longo prazo, a licitação para contratação de um cartão alimentação. O reitor Marcus David se mostrou surpreso por essa questão não ter sido resolvida de forma definitiva pela gestão anterior.

David garantiu ainda que, na próxima reunião do Conselho Superior, no dia 3 de junho, colocará em votação a prioridade da obra de conclusão das reformas do ICB. A previsão é de que sejam empregados R$2,5 milhões para terminar as reformas e intervenções nos laboratórios e outros espaços da unidade. Com isso, as aulas práticas poderão ser retomadas. O reitor explicou que, caso aprovada, a obra deverá ser iniciada em três ou quatro meses. O aluno Paulo Sérgio de Oliveira, coordenador do DA, solicitou que seja formada uma equipe envolvendo os alunos, professores do curso e membros da Administração Superior para propor soluções paliativas até que as reformas sejam concluídas.