sfsfsfs

Projeto reúne fotos e poemas haicais, explorando as interpretações que podem oferecer em conjunto (Foto: Géssica Leine)

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Ana Luiza Fernandes, defendeu, nesta segunda-feira (30), sua dissertação “Quarenta Clics em Curitiba: Uma análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires”.

O projeto resgata a obra “Quarenta Clics em Curitiba”, de 1976, levando em consideração a poesia vinda dos 40 haicais escritos por Leminski e as 40 fotos feitas por Jack sobre o cotidiano da cidade, mostrando momentos e, principalmente, pessoas.

Mais que analisar os “instantes” em que são captados tanto pelas fotografias quanto por esse estilo de poema vindo da cultura japonesa, a dissertação também explora o conjunto e as interpretações que ele pode fornecer. “A foto e o poema, quando acoplados, sugerem outras interpretações que não aquelas que eles sugeririam separadamente”, explica Ana Luiza. 

Além disso, o projeto também apresenta uma linha do tempo dos haicais, analisa os poemas escritos por Leminski e torna pública uma obra pouco conhecida, que não é citada em meios especializados em fotolivros.

De acordo com o orientador da pesquisa, o professor João Queiroz, o próximo passo agora para o projeto é enviar artigos, que já estão prontos, para publicação em revistas internacionais.