(Foto: Divulgação)

Dupla explora a estética tipicamente nacional de gêneros como choro, samba, bossa nova e baião (Foto: Divulgação)

A música instrumental brasileira segue viva através das mãos do duo Dois Nós, formado pelo violonista Daniel Lovisi e o percussionista Rick Vargas, que apresenta seu primeiro álbum, “Nascer das Águas”, nesta terça, 24, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A entrada é gratuita.

A dupla explora a estética tipicamente nacional de gêneros como choro, samba, bossa nova e baião, através de arranjos que mesclam a sonoridade do violão brasileiro com a variedade rítmica e timbrística de instrumentos percussivos. Além dos trabalhos autorais, o duo apresenta releituras de obras de compositores renomados como Toninho Horta e Radamés Gnattali.

Desde seu surgimento, o duo tem se apresentado em importantes espaços como o 4° Festival de Música Instrumental para Viola, Violão e Guitarra (Vinhedo, São Paulo), o Festival Cambio-S (Belo Horizonte, Minas Gerais) e o Festival MUT! Música Totalmente Instrumental (Juiz de Fora, Minas Gerais).

O Duo

Daniel Lovisi é violonista, cantor, compositor e arranjador. Seguindo uma formação que unia a técnica do violão clássico à estética do repertório popular brasileiro, estudou na Bituca (Universidade de Música Popular Ponto de Partida), onde ampliou seu contato com grandes nomes como o violonista Gilvan de Oliveira, o baterista Lincoln Scheib, o percussionista  Serginho Silva.

Desenvolve projetos diversos como acompanhador de cantores e cantoras em Minas Gerais, além de ser integrante do grupo Trupicada, especializado em espetáculos musicais para crianças.

Também formado pela Bituca e atualmente aluno de Educação Musical da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Rick Vargas começou sua carreira de músico profissional aos 17 anos. Paralela a vida de músico com muitas apresentações pelo estado, Vargas ainda leciona em projetos de percussão como a Oficina Lúdica de Ritmos, iniciativa do grupo musical Lúdica Música, e a oficina “O Passo – Música e Educação”, realizada no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. O Museu de Arte Murilo Mendes está localizado à Rua Benjamin Constant 790, Centro.

Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)