filme Hiroshima meu amor Foto Divulgação

Realizado em 1959, por Alain Resnais, o longa causou polêmica por colocar o ataque com bombas nucleares a Hiroshima, pelo exército americano, como pano de fundo (Foto: Divulgação)

“Hiroshima, meu amor”, realizado em 1959, por Alain Resnais, um dos filmes mais importantes da história do cinema e marco da Nouvelle Vague, é a próxima atração do Ciclo de Cinema Francês que acontece na sexta-feira, dia 20, às 16h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O drama, ambientando em Hiroshima, retrata a história de uma atriz francesa que vive um relacionamento proibido com um arquiteto japonês.  A entrada é franca.

Na época de seu lançamento, o longa chamou atenção tanto por aspectos técnicos, pelo uso bem sucedido de flashbacks, quanto pelo enfoque psicológico, retratando estados interiores e lembranças dos personagens. Além disso,  gerou polêmica, por colocar o ataque com bombas nucleares a Hiroshima pelo exército americano como pano de fundo. Por esta razão, ao ser apresentado no Festival de Cannes, em 1959, o filme foi exibido mas não pôde concorrer à Palma de Ouro.

O filme

Na cidade de Hiroshima,  se passam os dois dias que a artista francesa (Emmanuelle Riva), casada, se relaciona com um arquiteto japonês(Eiji Okada), também comprometido. Nesse curto espaço de tempo, suas lembranças voltam como um flashback. A atriz revive a época em que tinha 18 anos e foi aprisionada pela família por ter se apaixonado, proibidamente, por um soldado alemão (Bernard Fresson), durante a Segunda Guerra. Depois de 14 anos, ela volta a sentir as mesmas emoções de um romance impossível.

Ciclo de cinema

O Ciclo de Cinema Francês da Faculdade de Letras da UFJF surgiu com o objetivo de difundir a cultura francesa por meio do cinema. A cada ciclo, um tema  é escolhido e diversos filmes são elencados para expor como um assunto é tratado dentro do meio cultural gálico. O tema da edição atual é “manifestações de arte”.

O Mamm fica localizado na rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)