capa-mello sonhoA vida e a obra de um dos homens públicos mais importantes de Juiz de Fora ganha versão impressa no livro “Mello Reis e o sonho da metrópole e da cultura” (Central Indústria Gráfica, 2016), do sociólogo e jornalista Ismair Zaghetto. O lançamento da publicação acontece na próxima quinta, 19, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).  A obra é a quarta de uma série na qual o autor se dedica a retratar personalidades relevantes da história da cidade. Nos trabalhos anteriores, Zaghetto tratou das biografias de Itamar Franco, Machado Sobrinho e Mariano Procópio.

Livro

É possível encontrar pela internet informações sobre a vida política do ex-prefeito, mas em “Mello Reis, o Sonho da Metrópole e da Cultura”, Zaghetto demonstra como a atuação à frente do município foi a concretização de uma meta estabelecida na infância. “Desde criança, quando estudava no colégio Academia, ele dizia que seria o prefeito da cidade, e assim o fez”, diz o autor.

Fruto de dois anos de pesquisas, o trabalho nasceu da coleta de depoimentos de pessoas que conheceram Mello Reis  e do  próprio convívio do autor com o político –  Zaghetto foi o primeiro gestor da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, a Funalfa, instalada na gestão de Mello Reis.

A publicação se destaca por revelar os bastidores de marcos da biografia do ex-prefeito, e, por tabela, de Juiz de Fora. “Nesse exemplar tem coisa que nem a mídia divulgou. Feitos  como a acesso ao Centro de Juiz de Fora para moradores dos bairros distantes e a reforma da Rio Branco são contados em seus detalhes.”  Ao contrário de outros administradores do município, segundo Zaghetto, o prefeito Mello Reis pensava no futuro da cidade e não na eleição seguinte. “Era marcante  seu compromisso moral com a população e com a melhora da cidade.”

Vida pública

Francisco Antônio de Mello Reis foi político e professor de história na Universidade Federal de Juiz de Fora. Como prefeito da cidade, esteve à frente de várias mudanças significativas, dentre as quais a criação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Rio Branco e a transposição da linha ferroviária, com a construção do Mergulhão. Sua gestão como prefeito teve início no ano de 1976 e foi até  1983. Durante toda a vida, Mello fez parte da política de Juiz de Fora, ocupando cargos como o de  deputado federal, secretário de Indústria e Comércio de Minas Gerais  e diretor do Museu Mariano Procópio. O ex-prefeito morreu em 2011, aos 73 anos, depois de dois anos enfrentando uma luta contra um câncer nos ossos.

O autor

Ismair Zaghetto formou-se em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1976 e pós-graduou-se em Cultura e Comunicação na mesma universidade. Ao longo dos anos, foram muitas as suas contribuições para a cultura e a educação de Juiz de Fora.

Ismair implantou a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, a Funalfa, na gestão do ex-prefeito Mello Reis, da qual foi o primeiro superintendente. Entre as muitas atividades que exerceu, foi colunista do jornal Tribuna de Minas.

É de sua autoria os livros “Machado Sobrinho: O Guerreiro da Utopia”, lançado em 2009, que trata sobre o professor Antônio Vieira de Araújo Machado Sobrinho, e “Itamar e o bando de sonhadores”, sobre a trajetória do ex-presidente. Atualmente, Zaghetto trabalha na conclusão de seu próximo livro, o romance “O almirante e a bailarina”.