ecofarma2015

Evento já tem 10 anos de história, promovendo palestras e minicursos (Foto: Divulgação)

Como parte das comemorações pelos dez anos da Ecofarma Consultoria Jr, vinculada à Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem início nesta segunda, 16, e segue até o dia 20, a décima edição da Semana das Ciências Farmacêuticas.

“A intenção é gerar profissionais alinhados com o conhecimento exigido pelo mercado de trabalho, que nos espera em breve.” destaca Larissa Moraes, gerente de relações públicas da Ecofarma. A abertura acontece nesta segunda-feira, às 17h, no anfiteatro da Faculdade de Farmácia da UFJF, no campus de Juiz de Fora – local que vai receber o evento nestes quatro dias.

As inscrições ainda podem ser feitas na sede da Ecofarma Jr (nas proximidades do Pórtico Norte da UFJF), no campus de Juiz de Fora, ou através do site oficial do evento. Os minicursos custam R$ 20, e as palestras, R$ 7, cada uma. O pagamento pode ser efetuado através de boleto bancário, disponibilizado no site do evento, cartão de crédito ou débito em conta.

“A semana está completando dez anos e já é tradicional na universidade. Estamos felizes, pois nesta edição temos observado uma procura muito grande, não só por parte dos alunos, mas também pelos professores,” avalia Larissa.

A Semana de Ciências Farmacêuticas é aberta à toda comunidade acadêmica e mantém nesta edição o formato com ciclo de palestras e minicursos. Mas para celebrar a primeira década da Ecofarma, nesta edição o evento se expandiu, trazendo palestrantes de renome como parte das atividades.

Prof_Eliezer_J._Barreiro_-_UFRJ_001

Professor Eliezer Barreiro, da UFRJ, é um dos destaques desta edição (Foto: UFG)

Programação
Na programação de terça-feira, 17, começa com o minicurso ‘Conceitos e Atualizações em Engenharia de Tecidos’, com Ernesto Goulart, a partir das 14h. Mais tarde, às 18h30, o anfiteatro recebe Eliézer Barreiro, professor titular dos programas de Pós-Graduação  em Química e em Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Ja neiro (UFRJ). Eliézer Barreiro também é membro da Academia Brasileira de Ciências e integra a Comissão Científica do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Saúde (CDTS) da Fiocruz, além de ter dois livros  publicados. Em 2008, recebeu o Prêmio Sênior BrazMedChem por sua contribuição à Química Medicinal. O professor Eliézer Barreiro ministrará palestra expondo ‘A importância da química farmacêutica’ aos alunos.

No dia 18 de maio, quarta-feira, às 14h, o minicurso ‘Produção de vinhos e espumantes’ traz representantes do Engenho Cavalo de Troia para falar como é o processo de produção das bebidas. Às 18h30, a professora Délia Chaves aborda ‘A psicofarmacologia da ansiedade e depressão’.

Na quinta-feira, dia 19, o minicurso será ministrado pelo professor Durvanei Augusto Maria, doutor em Imunologia  pela Universidade de São Paulo (USP), abordando um tema polêmico e atual – ‘Fosfoetanolamina sintética – Efeitos antiproliferativos e proapópticos do fosfolipídeo’. O minicurso têm como objetivo discutir se a popularmente chamada ‘pílula do câncer’ faz bem ou mal à saúde. Ainda sobre o assunto, às 18h30, Eduardo Salustiano aborda a ‘Multirresistência a fármacos no câncer’ .

Para o último dia do evento, sexta-feira, 20 de maio, o minicurso, às 14h, traz Antônio Avelar abordando a questão da ‘Bioprospecção de metabólitos secundários de interesse medicinal: uma abordagem fitoquímica’. Na sequência, às 18h30, Verônica Kato traz ‘A humanidade e a história da perfumaria’ para encerrar a décima edição da ‘Semana de ciências farmacêuticas’.

Outras informações: Site do evento
                                       Facebook Secfar