Pedro Simon 2 Foto Divulgação

Pedro Simon é testemunha dos fatos mais relevantes da história recente do país (Foto: Divulgação)

Com a experiência de 58 anos de vida pública, o ex-senador Pedro Simon (PMDB-RS) analisará a atual conjuntura brasileira na palestra “A ética na política e o momento político” na próxima sexta-feira, dia 29, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O político, que exerceu seu último mandato até fevereiro de 2015, é testemunha dos fatos mais revelantes da história recente do país. A partir de um panorama histórico, Simon descreverá a situação política do Brasil desde o primeiro governo Getúlio Vargas, nos anos 1930, até a presidência de Dilma Roussef, passando pelas administrações de Jânio Quadros, João Goulart, todas as fases do Regime Militar, sua participação nas “Diretas Já” e no Governo José Sarney, no impeachment de Fernando Collor e como líder do Governo Itamar Franco.

Neste ponto, devido à proximidade com o ex-presidente juiz-forano, Simon falará da robustez ética e da eficiência administrativa de Itamar na condução do país durante  o período de crise.

Promovida pelo Instituto Itamar Franco em parceria com o Memorial da República  e com o Mamm, a palestra de Pedro Simon é a primeira de um projeto que pretende trazer importantes personalidades do país para discutir política e temas afins, a cada pelo menos dois meses.

As palestras são abertas ao público e têm entrada franca.

História política 

Filho de imigrantes libaneses, o advogado e professor Pedro Simon nasceu em Caxias do Sul (RS) em 31 de janeiro de 1930. Hoje com 86 anos – e  quase 60 de vida pública ininterrupta -, Pedro Simon começou sua atuação política no movimento estudantil, como dirigente de grêmios acadêmicos e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Elegeu-se pela primeira vez em 1958 para vereador de sua cidade, exerceu quatro mandatos de deputado estadual (1962-1978) e foi eleito  senador da República pelo PMDB em 1978.

Pedro Simon também foi ministro da Agricultura  em 1985, no Governo Sarney, por indicação de Tancredo Neves, e governador do Rio Grande do Sul (1986-1990), sendo o único governador a reduzir a dívida do estado. Em 1989, foi novamente eleito senador, cumprindo quatro mandatos consecutivos até 31 de janeiro de 2015.

Entre suas realizações políticas destacam-se a organização do movimento de oposição ao Regime Militar;  a coordenação da campanha das “Diretas Já”, a luta pela anistia e a implantação do III Polo Petroquímico do Rio Grande do Sul. Como ministro, lançou o projeto de criação de cisternas para erradicar a seca crônica do Nordeste. Também foi articulador da aprovação do Plano Real.

O Mamm fica localizado na rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3218-3008 (Instituto Itamar Franco)

(32) 3212-2078 (Memorial da República Itamar Franco)

(32) 3229-9070 (Museu de Arte Murilo Mendes)