sfsfs

Objetivo é valorizar produções internas que vêm ganhando projeção nacional  em concursos universitários (Foto: Divulgação 3ª SÉCA)

O Diretório Acadêmico (DA) do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF está realizando a 3ª SÉCA (Semana do Calouro). Até esta sexta, 15, são oferecidas palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações sobre o curso, o mercado de trabalho e as diversas áreas da produção artística. Audiovisual, fotografia, webdesign, bordado, ilustração e produção de zines estão entre as atrações.

Para um dos organizadores do evento, Grégori Castelhano, a Semana é peça importante para a integração de calouros e veteranos, além de abrir espaço para exposição das produções e aprendizado. “A ideia da SÉCA surgiu como alternativa aos antigos trotes. Incorporamos as partes positivas, de apresentação e contato, além de ajudar a arrecadar fundos para o DA, permitindo que outros eventos possam ser realizados durante o ano.”

A organização busca abranger as várias áreas do curso e selecionar os palestrantes, que em maioria são alunos da faculdade. “O IAD oferece um grande leque de oportunidades e é necessário apresentar tudo isto para os alunos. Com os próprios estudantes ministrando as atividades, além de quebrar com a hierarquia, damos voz e estrutura para ótimos alunos mostrarem o que tantas vezes não têm oportunidade”, afirma Grégori.

Mostra de curtas
Nesta sexta, acontecem três oficinas. Pela manhã, o tema é “Processos da arte em Realismo”. Na tarde, serão oferecidas cursos de bordado e de ilustração. No encerramento, serão exibidos curtas-metragens produzidos por alunos o Instituto. O objetivo é divulgar e valorizar as produções internas, que vêm ganhando projeções nacionais com concursos universitários.

A programação completa está disponível na página do DA do IAD no facebook.