Para diretora de Relações Internacionais da UFJF, é gratificante ser palco de discussões sobre parcerias e políticas internacionais (Foto: Twin Alvarenga)

Para diretora de Relações Internacionais da UFJF, é gratificante ser palco de discussões sobre parcerias e políticas internacionais (Foto: Twin Alvarenga)

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nesta quarta-feira, a primeira edição do Fórum Regional, organizado pela  Secretaria de Estado e a Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas. O evento, sediado na Faculdade de Engenharia, é vinculado ao Programa de Internacionalização Regionalizada, iniciativa que reúne representantes de governo, órgãos públicos e da própria sociedade civil para debater políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Zona da Mata e do cenário internacional.

“Universidade se consolida como espaço democrático”

Segundo a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, é gratificante que a Universidade se torne palco de discussões sobre parcerias e políticas não somente estaduais, mas que se estendam para fora do próprio país. “É um dia de muito proveito para todos nós”, afirma. “A experiência do intercâmbio é muito importante e nosso esforço é incorporá-lo a nossa cultura, tornando-o parte integrante da formação acadêmica de graduação.”

A diretora também ressaltou a consolidação da UFJF Internacional, que possui no seu programa próprio de intercâmbio (Piigrad), um dos maiores e mais bem estruturados programas de mobilidade do país, com bolsas financiadas com recurso próprio. De acordo com o último levantamento feito pelo escritório de Relações Internacionais, a UFJF possui 137 acordos bilaterais firmados que, somados às parcerias de redes internacionais, ultrapassam as 200 parcerias em todos os continentes do globo.

O chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo, faz eco à importância da Universidade na região. “É a primeira vez que visito a UFJF. Estou feliz em participar dessa aproximação entre estado e suas regiões e, ainda, dialogar sobre a internacionalização”, declara. O evento é o primeiro de dez fóruns similares que acontecerão em demais cidades mineiras, dispostas em um total de 17 territórios.

O chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo, afirma que UFJF é “parte importantíssima” do processo de difusão das relações internacionais (Foto: Twin Alvarenga)

O chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo, afirma que UFJF é fundamental no processo de difusão das relações internacionais (Foto: Twin Alvarenga)

Perpétuo agradeceu ao reitor pelo oferecimento das instalações da Universidade para sediar o evento e afirmou que a Instituição é parte fundamental do processo de difusão das relações internacionais. “Hoje, estas relações são praticadas por diversos atores, e a variedade do público aqui hoje ilustra isso”, aponta. “É extremamente necessário fomentar esse fenômeno multidimensional que é a internacionalização, especialmente em uma universidade ligada à comunidade de discentes, docentes, à cultura, esporte e ensino, além da própria sociedade e sua região.”

Sobre o papel de uma instituição de ensino na potencialização de políticas públicas, o subsecretário do Governo do Estado de Minas Gerais e coordenador geral dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David, pondera: “A UFJF é uma parceira neste e em vários quesitos, como a própria internacionalização. Por excelência, a Universidade se consolida como espaço democrático, de aprendizado, de importância nas decisões da comunidade local.”

Juiz de Fora e UFJF na rota olímpica e mundial

Convidado do evento, o vice-prefeito de Juiz de Fora, Sérgio Rodrigues, chamou a atenção para a visibilidade que a cidade tem o potencial de atrair nos próximos meses. “Não só a Universidade vai receber comitivas da China e do Canadá durante as Olimpíadas, que acontecem em agosto deste ano, como também Juiz de Fora faz parte rota de passagem da tocha olímpica”, relembra. “A cidade vai ser responsável por concluir o último de oito eventos de celebrações por todo o estado, com a tocha, inclusive, ‘pernoitando’ por aqui. Além do desafio de organizar um evento inédito, Juiz de Fora vai aparecer em um documentário que será exibido para o próximo país responsável por sediar as Olimpíadas, ou seja, ainda mais uma chance de estar em evidência internacionalmente.”

Viice-prefeito frisa que Juiz de Fora tem oportunidade única para se destacar no cenário internacional durante as Olimpíadas do Rio (Foto: Twin Alvarenga)

Viice-prefeito frisa que Juiz de Fora tem oportunidade única para se destacar no cenário internacional durante as Olimpíadas do Rio (Foto: Twin Alvarenga)

O vice-prefeito também destaca a tradição da cidade, terra natal de quatro atletas medalhistas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “O Giovane Gávio, jogador de vôlei juizforano e dono de duas medalhas de ouro, será o primeiro brasileiro a tocar e carregar a tocha da Olimpíada do Rio”, ressalta. “Estamos muito contentes e empenhados em tornar os Jogos Olímpicos produtivos e inesquecíveis.”

Outro fator de percepção internacional da UFJF foi discutido no painel “Jogos Olímpicos e Desenvolvimento Local”, com a participação do diretor da Faculdade de Educação Física da UFJF e coordenador da atração de delegações Olímpicas para Juiz de Fora, Maurício Bara.

Olhar estrangeiro

A cônsul da Itália em Minas Gerais, Aurora Russi, frisa que o Fórum Regional acompanha, inclusive, o trabalho das representações estrangeiras em solo brasileiro. “Nós pretendemos, com nossas instituições, buscar o desenvolvimento social, econômico, cultural e linguístico”, assegura. “Momentos como fórum possibilitam o encontro único de cada um dos componentes desse sistema.”

No período da manhã, a cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, e o embaixador do Ereminas, Paulo Miranda, apresentaram as estruturas diplomáticas e suas funções no estímulo das relações comerciais e cultural Brasil-Itália. “Ninguém pode seguir em frente se continuar olhando para o próprio umbigo”, brinca Aurora. “Eventos como esse fornecem a dimensão de como é ir ‘para fora’ sem perder as tradições e as características específicas de cada território.”

“A UFJF é uma parceira neste e em vários quesitos, como a própria internacionalização. Por excelência, a Universidade se consolida como espaço democrático, de aprendizado, de importância nas decisões da comunidade local”, afirma subsecretário do Governo do Estado de Minas Gerais (Foto: Twin Alvarenga)

“Por excelência, a UFJF se consolida como espaço democrático, de aprendizado, de importância nas decisões da comunidade local”, afirma o subsecretário do Governo do Estado de Minas Gerais (Foto: Twin Alvarenga)

Próximos passos

Em 2016, o foco da UFJF é reforçar as parcerias existentes e ampliá-las com ênfase na pós-graduação. Para a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, a internacionalização não se restringe apenas ao intercâmbio, mas também ao acesso às línguas estrangeiras dentro do campus. “Estamos pensando em um Centro de Línguas na Universidade que qualifique e estimule a comunidade acadêmica a uma maior integração internacional. Na pós-graduação, criando mecanismos para que grupos de pesquisa façam publicações em inglês, elevando suas avaliações pelos órgãos de fomento. Junto disso, para criarmos mais poder de atração sobre estrangeiros, a implementação de disciplinas em inglês na grade da UFJF”, conclui.

Confira a programação do evento

(32) 2102-3389 (Diretoria de Relações Internacionais da UFJF)