(Foto: Twin Alvarenga)

Abordagens discutem participação regional em projetos de cunho internacional (Foto: Twin Alvarenga)

Gestores públicos, representantes da sociedade civil e de entidades de pesquisa e de desenvolvimento, membros do colegiado dos fóruns regionais e de associações de comunidade de imigrantes estarão reunidos nesta quarta-feira, 13, na Faculdade de Engenharia da UFJF, para o evento “Programa de Internacionalização Regionalizada”, uma oficina organizada pela Secretaria de Estado de Governo e pela Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais para discutir a participação regional em projetos de cunho internacional.

O encontro prevê a presença de Aurora Russi, Cônsul da Itália em Belo Horizonte, e de entidades como Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Sebrae, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e outras. A UFJF será representada pela diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert.

A programação, aberta ao público, será aberta às 9h e, na parte da manhã, contará com mesas de debate e painéis com abordagens específicas sobre financiamentos, projetos e oportunidades financeiras para municípios, distribuídas nas dimensões institucional e de cooperação, econômica,  educacional e acadêmica. À tarde, as atividades começam às 14h, com o coordenador da atração de delegações olímpicas para Juiz de Fora, Maurício Bara, da UFJF, que fala sobre Jogos Olímpicos e desenvolvimento local, e se estendem até às 17h, quando haverá o encerramento.

Confira a programação

9h: Abertura:
Momento Institucional (apresentação dos parceiros do projeto e dos objetivos dos fóruns regionais e do programa de internacionalização regionalizada).
Participação: Prefeitura de Juiz de Fora, Assessoria de Relações Internacionais, Secretaria de Governo e UFJF.

9h30: A nova diplomacia (apresentação de estruturas diplomáticas e dos novos rumos das relações internacionais: inserção de Governos locais e participação social em processos de cunho internacional).
Participação: Aurora Russi (Cônsul da Itália em Belo Horizonte) e embaixador Paulo Miranda (Ereminas).

10h: Financiamento para municípios (Dimensão institucional e de cooperação: a Agência de Desenvolvimento Francesa financia, por meio do BDMG, projetos de municípios relacionados a mudanças climáticas e a universalização de serviços básicos).
Participação: BDMG

10h15: Negócios Internacionais (Dimensão Econômica: apresentações curtas de ações de empresas, coopeações que exemplifiquem a inserção internacional do território, seja através da exportação, importação ou articulação de cadeias produtivas. Oportunidades financeiras para municípios através de fundos internacionais).
Participação: Fiemg, Sebrae, Indi, Exportaminas, Emater, Câmara do Comércio Italiana.

11h30: Interculturalidade e Intercâmbio na Educação, Pesquisa e Inovação (Dimensão Educacional e Acadêmica: por meio de projetos de intercâmbio e de cooperação com universidades estrangeiras divulgam a região e preparam estudantes para possíveis projetos de cunho internacional do território. Elas são catalisadoras dos processos. O painel também busca sensibilizar para a importância de línguas estrangeiras como fator essencial de internacionalização regionalizada)
Participação: Fapemig, UFJF, IF-Sudeste, Access.

14h: Jogos Olímpicos e Desenvolvimento Local (A tocha olímpica em Juiz de Fora e delegações olímpicas na UFJF. Apresentação de ações relacionadas às Olimpíadas por membros da comissão organizadora)

15h: Estratégias para a Internacionalização do Território (diálogo estruturado com os participantes por meio de dinâmicas).

17h15: Encerramento.