(Foto: Géssica Leine)

Evento é direcionado a docentes e a alunos de graduação e de pós-graduação empenhados na formação de professores (Foto: Géssica Leine)

Com o tema Ensino de Ciências Naturais e Matemática em Nível Superior: Novos Sujeitos, Velhos Desafios, será realizado o  2º Seminário de Docência no Ensino Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no próximo dia 14. As atividades acontecerão  no Anfiteatro 1 do Edifício Itamar Franco (Faculdade de Engenharia), com  início às 8h e programação que se estende até o final do dia.

A iniciativa é da Coordenação de Licenciaturas da Universidade, juntamente com a Pró Reitoria de Graduação, que envolve professores da  UFJF e de outras instituições de ensino superior na discussão sobre as formas de ensino da graduação.

O evento é direcionado também aos alunos de graduação e pós-graduação empenhados no processo de formação de professores. Não é preciso fazer inscrição para participar. Os interessados podem comparecer no anfiteatro na data e no horário marcados para a realização do Seminário. Lá, irão assinar uma lista de presença que irá conferir certificado de participação.

Estão previstas três palestras. A primeira será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Orlando Aguiar, que abordará o ensino de física. Já o professor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Vicente Garnica, falará sobre o ensino de matemática. A última palestra, sobre ensino de química nas instituições de ensino superior será conduzida pelo professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Maurivan Guntzel Ramos. No encerramento haverá mesa-redonda com debates sobre os temas discutidos no evento.

O Seminário pretende aprofundar as discussões a respeito do novo modelo de ensino da graduação, especialmente nas disciplinas de ciências naturais e matemática. Organizador do evento, o professor do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, José Roberto Tagliati, afirma que o objetivo é discutir como deve ser conduzido o processo de formação dos professores de ensino superior. “Nesta edição, os debates giram em torno da necessidade de transformar a licenciatura para que o ensino na graduação seja feito de forma integrada, interdisciplinar.”

O professor ressalta que a implantação do ensino interdisciplinar busca atender orientação do Governo federal para um novo modelo de educação. “A maneira de ensinar no Brasil ainda é muito conteudista, as disciplinas são ministradas isoladamente. Isto vem do ensino fundamental e do ensino médio, que ainda não conseguiram atender às orientações de um ensino mais integrado, transformando-se em desafio para os docentes da graduação, que precisam mudar a forma de ensinar, percebendo que o conhecimento deve ser passado de forma global.”

Outras informações:

(32) 2102-3341

Coordenação de Licenciaturas