Segundo o prefeito Bruno Siqueira, cerca de 15 mil pessoas serão atendidas (Foto: ALexandre Dornelas)

Para Marcus David, projeto atende a um pilar essencial dentro do projeto extensionista da Universidade (Foto: Alexandre Dornelas)

A Farmácia Universitária da UFJF inicia nesta segunda-feira, 11, uma nova fase em seu projeto de cuidado e atenção à saúde da população. A partir de convênio firmado com a Prefeitura de Juiz de Fora, a unidade passa a se tornar uma dispensadora de medicamentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Farmácia Regional Oeste. A expectativa é de que mais de 15 mil pessoas sejam atendidas com a iniciativa.

Segundo o reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, o projeto atende a um pilar essencial dentro do projeto extensionista da Universidade, que é estreitar as relações entre a Universidade e a sociedade. “É uma grande preocupação nossa essa articulação com o poder público para a oferta de serviços que são essenciais à saúde da população.”

(Foto: Alexandre Dornelas)

Segundo o prefeito Bruno Siqueira, cerca de 15 mil pessoas serão atendidas (Foto: Alexandre Dornelas)

Para o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, a parceria é fundamental para dar conforto e comodidade a cerca de 15 mil pessoas, que serão atendidas na Cidade Alta a partir desta iniciativa. “Tínhamos uma unidade de dispensação, que não era adequada. A partir do convênio com a UFJF, teremos condições de atender melhor a população da região.”

O diretor da Farmácia Universitária, Marcelo Silvério, destacou o desafio do novo projeto, lembrando do compromisso de manter serviços de qualidade à sociedade. Para o diretor da Faculdade de Farmácia, José Otávio Corrêa, a qualidade da atenção farmacêutica à população é um dos principais retornos que a instituição pode dar à sociedade. “Dessa forma, conseguimos cumprir nosso papel, que é cuidar da saúde da população.”

A secretária Municipal de Saúde, Elizabeth Jucá, lembrou que a parceria é o que preconiza o SUS: o trabalho conjunto, em prol do acolhimento das pessoas. “O convênio é um modelo a ser replicado.” Já o secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Ramos, ressaltou que a iniciativa é um marco. “Trata-se de uma proposta ousada de fazer o compartilhamento do espaço, inaugurando um novo ciclo da assistência farmacêutica no município.”

Farmácia Universitária

A Farmácia Universitária irá funcionar entre 7h30 e 18h30 para o atendimento ao público. Presente na UFJF há 22 anos e destaque regional em atendimento de saúde, a Farmácia passou por uma série de mudanças e avanços, tanto de ordem administrativas, quanto estruturais. Já o serviço de manipulação de medicamentos está passando por trâmites federais e, em breve, será mais uma atividade ofertada pela Farmácia.

Outras informações:

(32) 2102-3802 (Faculdade de Farmácia)

(32) 2102-3156 (Farmácia Universitária)