sssss

Programação prevê palestras de professores doutores da UFMG, da Unesp e da PUC-RS

No dia 14 de abril acontece o 2º Seminário de Docência no Ensino Superior, com o tema “Ensino de Ciências Naturais e Matemática em Nível Superior: Novos Sujeitos, Velhos Desafios”. Esta é uma iniciativa da Coordenação de Licenciaturas da Universidade, juntamente com a Pró Reitoria de Graduação, que envolve professores da  UFJF e de outras instituições de ensino superior na discussão sobre as formas de ensino da graduação. O seminário será realizado no Anfiteatro 1 do Edifício Itamar Franco (Faculdade de Engenharia), com  início às 8h e programação que se estende até o final do dia.

O evento é direcionado também aos alunos de graduação e pós-graduação empenhados no processo de formação de professores. Não é preciso fazer inscrição para participar. Os interessados podem comparecer no anfiteatro na data e horário marcados para a realização do Seminário. Lá, irão assinar uma lista de presença que irá conferir certificado de participação.

Estão previstas três palestras. A primeira será ministrada pelo professor Orlando Aguiar, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre o ensino de física; a segunda, a cargo do professor Vicente Garnica, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), aborda o ensino de matemática, e a última palestra, realizada pelo professor Maurivan Guntzel Ramos, da PUC-RS, levanta discussões acerca do ensino de química nas instituições de ensino superior. Para encerrar o evento, acontece uma mesa redonda, seguida de debates sobre as temáticas do evento.

O Seminário pretende aprofundar as discussões a respeito de um novo modelo de ensino da graduação, especialmente nas disciplinas de ciências naturais e matemática. Organizador do evento, o professor do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, José Roberto Tagliati, afirma que o objetivo é discutir como deve ser conduzido o processo de formação dos professores de ensino superior. “Nesta edição, os debates giram em torno da necessidade de transformar a licenciatura para que o ensino na graduação seja feito de forma integrada, interdisciplinar.”

O professor ressalta que a implantação do ensino interdisciplinar busca atender à orientação do Governo federal para um novo modelo de educação. “A maneira de ensinar no Brasil ainda é muito conteudista, as disciplinas são ministradas isoladamente. Isto vem do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que ainda não conseguiram atender às orientações de um ensino mais integrado, transformando-se em desafio para os docentes da graduação, que precisam mudar a forma de ensinar, percebendo que o conhecimento deve ser passado de forma global”, observa.