(Foto: Twin Alvarenga)

Dez novos estudantes estrangeiros foram recebidos pela equipe da UFJF | Internacional (Foto: Twin Alvarenga)

Na manhã desta segunda-feira, 28, dez novos estudantes estrangeiros foram recebidos pela equipe da UFJF | Internacional na terceira edição do Orientation Day. Sua vinda é resultado de acordos firmados pela UFJF com universidades no exterior, que preveem semestralmente intercâmbio entre estudantes envolvidos na parceria.

Entre os dez novos alunos internacionais da UFJF, seis são japoneses, da Universidade de Kanda, nas proximidades de Tóquio, dois coreanos da Universidade de Hankuk, em Seul, um português da Universidade da Madeira, na Ilha da Madeira, e uma alemã, da Universidade de Passau, na Baviera.

O grupo foi recebido, às 9h, no lounge da UFJF | Internacional, onde foram orientados quanto aos procedimentos de registro de estrangeiros, matrículas e qualquer dúvida relativa à suas vidas acadêmicas. O evento foi seguido de um campus tour com a ajuda das bicicletas da estação bike da Unimed Juiz de Fora,  onde os novos intercambistas puderam conhecer de perto as instalações da UFJF.

Dos estudantes, seis são japoneses, da Universidade de Kanda, nas proximidades de Tóquio, dois coreanos da Universidade de Hankuk, em Seul, um português da Universidade da Madeira, na Ilha da Madeira, e uma alemã, da Universidade de Passau, na Baviera (Foto: Twin Alvarenga)

Dos estudantes, seis são japoneses, da Universidade de Kanda, nas proximidades de Tóquio, dois coreanos da Universidade de Hankuk, em Seul, um português da Universidade da Madeira, na Ilha da Madeira, e uma alemã, da Universidade de Passau, na Baviera (Foto: Twin Alvarenga)

A alemã Rebecca Kirner, da Universidade de Passau, chegou ao Brasil entusiasmada com a nova cultura. O intercâmbio é obrigatório no curso de Administração Cultural de Rebecca, que é voltado para a formação de profissionais com experiência multicultural. “Eu quero conhecer o Brasil e aprender português melhor, conhecer a cultura, outros brasileiros e estudantes de outros países. Me interessa muito a cultura, o idioma, as cidades, paisagens e a comida”, comenta.

E comida brasileira é uma das paixões de Yusaku Kitamoto, estudante de Kanda, no Japão, que ao chegar ao Brasil adotou o pseudônimo de Cláudio para facilitar a comunicação com os novos colegas. “Gosto muito da comida brasileira. Adoro feijoada!”, revela com alegria. Yusaku é estudantes de letras e cursará disciplinas de literatura na UFJF. “Já estudo o português há um ano e meio. Fui atraído pelo Brasil porque no Japão não tem muitas pessoas que falam português e eu gostaria de praticá-lo com falantes nativos”, completa.  

Somados aos demais intercambistas com disciplinas em curso na graduação e pós, a UFJF possui hoje, apenas através de acordos bilaterais e redes internacionais, 44 estudantes estrangeiros de 15 diferentes países com matrícula ativa.