Ondas_gravitacionais_Foto_Ligo

Fluxo de forças entre dois buracos negros próximos gera ondas gravitacionais, que se propagam pelo Universo (Foto: Divulgação/Ligo)

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá, nesta sexta-feira, 11, a palestra “O Bóson de Higgs, as ondas gravitacionais e seu desafio à epistemologia”, que será ministrada pelo professor José Abdalla Helayël-Neto, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

A palestra é aberta, gratuita e acontecerá, às 16h, a princípio, no Centro de Ciências da UFJF, ao lado do Colégio de Aplicação João XXIII, podendo mudar para o auditório do colégio caso receba grande público. Não é necessário fazer inscrição.

O objetivo principal da palestra é explicar o que são as ondas gravitacionais detectadas, em fevereiro deste ano, pelos pesquisadores do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (Ligo, na sigla em inglês), tornando o tema recorrente na física. “Pela primeira vez um grupo detectou essas ondas, e o professor explicará como elas foram verificadas e a importância delas”, afirma o diretor do Centro de Ciências, Eloi Teixeira César.

De acordo com o professor José Abdalla, a teoria das ondas gravitacionais surgiu por meio da Teoria da Relatividade Geral de Einsten, em 1916. O estudo indicava que a estrutura do espaço e do tempo do Universo pode vibrar e oscilar, propagando-se como uma onda. As ondas movimentam-se na velocidade da luz e podem ser ocasionadas, por exemplo, pelas forças de dois buracos negros relativamente próximos. Os estudos sobre as ondas podem ajudar a responder questões sobre a criação do Universo e abrir outras perspectivas.

Já o Bóson de Higgs é a partícula que está na base da formação da massa de todos os objetos do Universo visível, como os elétrons e os núcleos dos átomos, estando também ligada a uma estrutura mais ampla – o chamado campo de Higgs.

“Em um primeiro olhar, estas duas entidades [ondas gravitacionais e Bóson de Higgs] podem parecer desconexas. Na verdade, se nos basearmos em princípios muito fundamentais da Física, podem ser correlacionadas. E a maneira pela qual esta ciência as introduziu  traz uma série de desafios ao tradicional método científico Galileu-Newtoniano, tema que ocupará parte da palestra programada”, explica o professor.

O Centro de Ciências fica localizado na Rua Visconde de Mauá 300 (na área do Colégio João XXIII), Bairro Santa Helena.

Outras informações: (32) 3229-7606 (Centro de Ciências da UFJF) ou centrodeciencias@ufjf.edu.br