Por que não tornar a pesquisa interdisciplinar — e, quem sabe, interestelar? A segunda edição do Seminário Físico-Química da América Latina, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), busca evidenciar como a parceria entre física e química, áreas complementares, gera retornos consideráveis para a ciência: como, por exemplo, a análise de elementos encontrados no nosso sistema solar, trabalhando tanto para desvendar quanto para o desbravamento humano no espaço.

Segundo o coordenador do evento, o professor Maikel Yusat Furones, é fundamental promover interações entre grupos experimentais e de metodologia inseridos na América Latina, que passam por avanços e dificuldades semelhantes. O organizador ainda esclareceu a temática do Seminário e discorreu sobre a importância da participação de estudantes em eventos deste porte.

O céu (não) é o limite
Professor responsável pela primeira palestra do evento, Ênio Frota da Silveira, é membro do Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e atuante no Laboratório Van de Graaff. Em sua apresentação, discorreu sobre o trabalho realizado com uma equipe formada tanto por físicos quanto por químicos. “Fiquei satisfeito pelo convite de abrir o evento”, afirma. “É preciso, além de promover o interesse pela pesquisa, mostrar aos alunos caminhos alternativos pelos quais eles podem seguir. O material que apresentei, por exemplo, fala de uma área que será amplamente trabalhada neste século: a exploração espacial.”

Membro da equipe do professor Ênio da Silveira, o pesquisador Guilherme Camelier evidenciou desdobramentos do estudo:

Publicação com parceria internacional
O professor do Departamento de Química e participante do evento, Hélio dos Santos, ponderou sobre o impacto que o seminário pode gerar, citando frutos como a publicação posterior de um livro com o conteúdo científico abordado no evento, abarcando as pesquisas e discussões realizadas durante a programação.

Programação
O evento, sediado no Prédio Itamar Franco da Faculdade de Engenharia da UFJF, segue até esta sexta-feira, dia 26, conta com seis palestras e 13 apresentações orais de trabalhos em sua programação, incluindo professores da Universidade da República, Uruguai, e Universidade Nacional de La Plata, Argentina.

O encerramento é com o professor Marco Antônio Chaer Nascimento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que desenvolve estudos sobre estrutura e modelagem molecular, como o desenho de inibidores de proteínas (que podem atuar no combate a doenças) e de novos materiais. O professor recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República, em 2005, e a Medalha Walter Baptist Mors da Sociedade Brasileira de Química, em 2011.

Outras informações:  (32) 2102-3307 – ramal 239
Seminário Físico-Química na América Latina