Com o teste, alunos e servidores podem participar de aulas presenciais na UFJF

Com o teste, alunos e servidores podem participar de aulas presenciais na UFJF (Foto: Caique Cahon)

Alunos, professores e servidores podem realizar seu cadastro para o exame de proficiência TOEFL ITP no site http://isfaluno.mec.gov.br/. As inscrições tiveram início nesta quinta-feira, 12, e podem ser feitas até quatro dias antes da data de cada prova, de acordo com calendário a ser disponibilizado no mesmo site.

Os candidatos podem optar pelo dia e horário que realizarão as provas, que serão aplicadas no auditório da Faculdade de Letras. Segundo Nícea Helena de Almeida Nogueira, professora do Departamento de Letras e coordenadora do Idiomas sem Fronteiras, as datas do teste serão divulgadas gradativamente e vão de fevereiro a julho. Cada aplicação conta com 50 vagas. Ela explica que também haverá aplicação do teste em Governador Valadares, e as datas serão divulgadas oportunamente.

A avaliação visa calcular a proficiência de falantes não nativos da língua inglesa e mensura habilidades em três áreas: compreensão auditiva; estrutura e expressão escrita; e habilidade de leitura.

O resultado é publicado em cerca de 30 dias e com ele é possível inscrever-se nas aulas presenciais de inglês do programa Idiomas sem Fronteiras da UFJF. O TOEFL ITP é também aceito como proficiência em inglês exigida para diversos intercâmbios internacionais.

Mais informações sobre a prova podem ser encontradas no manual do candidato do TOEFL.