Nomes de Marcus Danid e Girlene Silva  encabeçarão a lista tríplice a ser enviada pelo Consu ao MEC

Professores Marcus David e Girlene Silva receberam 57,2% dos votos em consulta à comunidade acadêmica (Foto: Divulgação/Chapa 1)

Depois da consulta à comunidade acadêmica realizada em dois turnos, os professores Marcus David e Girlene Silva, da Chapa 1 “Reconstruir a UFJF” foram escolhidos como reitor e vice. Eles obtiveram 57,2% dos votos, contra 42,58% da Chapa 3, representada por Dimas Araújo e Hélio Antônio da Silva. A porcentagem respeita a paridade entre docentes, técnico-administrativos (TAEs) e discentes. Marcus David e Girlene Silva venceram em todos os três segmentos, com 63,57% dos votos dos alunos, 59,89% dos professores e 52,37% dos TAEs. Veja aqui o resultado detalhado.

O Conselho Superior da instituição deve se reunir, na próxima quinta-feira, 11, para organizar a lista tríplice para reitor, a ser enviada ao Ministério da Educação.

O processo de consulta foi iniciado em dezembro de 2015 após a renúncia do então reitor Julio Chebli e contou com a inscrição de três chapas. No primeiro turno, realizado nos dias 20 e 21 de janeiro, a Chapa 1, de Marcus David e Girlene, com 42,75% dos votos e a Chapa 3, de Dimas e Hélio, com 32,10%,  derrotaram os candidatos Rubens e Léo, da Chapa 2, que tiveram 25,13% dos votos válidos.

Outros dados sobre a apuração podem ser consultados no site da Comissão Eleitoral.

Perfil

Marcus David é doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Formou-se em Economia pela UFJF em 1988 e, no ano seguinte, se graduou também em direito, pelo Instituto Vianna Júnior. Em 1994, obteve o título de mestre em Administração pela UFRJ e iniciou sua carreira como professor da UFJF na então Faculdade de Economia e Administração, em 1997.

É professor associado do Departamento de Finanças e Controladoria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional de Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF.

Na Universidade, ocupou vários cargos administrativos e esteve à frente da direção da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis entre 2010 e 2014. Foi pró-reitor de Administração, pró-reitor de Finanças e Controle, diretor Financeiro e ainda presidente do Conselho Diretor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE). Desempenhou também as funções de chefe do Departamento de Finanças e Controladoria.

Girlene Silva é doutora pela Escola de Enfermagem da USP e concluiu seu pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ, além de ter feito estágio doutoral em Paris. Graduou-se em Enfermagem em 1992, pela Universidade Federal do Piauí e tornou-se mestre na área pela Escola de Enfermagem Anna Nery, na UFRJ. Neste mesmo ano, iniciou sua carreira na UFJF como professora auxiliar. Atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem, onde já ocupou o cargo chefe. Também é professora do quadro efetivo no Mestrado em Enfermagem e no Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina. Girlene ocupou o cargo de diretora da Faculdade de Enfermagem entre 2010 e 2014.