(Foto: Twin Alvarenga)

Economia com estadia e transporte de pessoas que precisariam se deslocar para bancas e reuniões é um dos principais benefícios (Foto: Twin Alvarenga)

O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) disponibiliza à comunidade acadêmica uma sala para webconferência, que poderá ser utilizada para atividades como reuniões, defesa de mestrado, doutorado e aulas. Segundo o diretor do CGCO, Francisco Henrique Ferreira, a ideia foi desenvolvida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do setor, com base em levantamento das demandas da Universidade, incluindo a necessidade de aproximação com o campus de Governador Valadares.

A sala, com capacidade para 25 pessoas, dispõe de lousa interativa, mesa com microfone e equipamentos de som específicos, como microfone de lapela sem fio, que ajuda na qualidade de transmissão das defesas de trabalhos, além de TV, filmadoras e computadores. Com os recursos, o participante remoto consegue acompanhar a apresentação de slides ou qualquer outro arquivo com nitidez em uma janela exclusiva. A economia com estadia e transporte de pessoas que precisam se deslocar para bancas e reuniões é um dos principais benefícios.

Como a sala ainda está em fase de testes, há um membro da equipe do Centro para acompanhar os eventos, mas a intenção é de que, aumentando a frequencia de utilização, qualquer pessoa esteja apta a lidar com os equipamentos. De acordo com Francisco Ferreira, o CGCO pretende incorporar a ferramenta ao Siga para que qualquer acadêmico possa criar webconferências e, ainda, acessar links que levarão à possibilidade de utilização dos recursos em casa, bem como a opção de fazer upload de apresentações em tempo real.

O agendamento para utilização da sala pode ser feito por técnico-administrativos e professores através do preenchimento de formulário no site do CGCO, com sete dias de antecedência no mínimo. Após a solicitação, o interessado deverá aguardar o contato do CGCO. A disponibilidade de dias e horários das salas pode ser conferida no Calendário Webconferência, que está disponível, também, na página do setor.