Competição coloca habilidades técnicas e conhecimento teórico à prova (Foto: Caique Cahon)

Competição coloca habilidades técnicas e conhecimento teórico à prova (Foto: Caique Cahon)

A equipe do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Elétrica da UFJF irá realizar nesta sexta, 29, a terceira edição do LinusBot – uma competição de robôs entre os calouros do curso. O evento será às 13h, e acontece no Anfiteatro, ao lado da cantina da Engenharia. O objetivo da competição é introduzir os calouros a uma atividade prática que envolve assuntos específicos do curso, como componentes eletrônicos, programação e controle.

 Os participantes foram divididos em grupos, onde cada um deve apresentar seu robô para a competição, levando em consideração lições que eles têm aprendido sobre eletrônica nos módulos do PET. O projeto oferece uma das primeiras experiências práticas em Engenharia Elétrica, o que é importante para motivá-los diante de um início de curso tomado por matérias por vezes muito teóricas. Além disso, são trabalhadas habilidades transversais fundamentais na formação de um engenheiro, como o trabalho em equipe, capacidade de comunicação, solução de problemas inesperados e cumprimento de prazos.

Para Lucas Diniz, veterano e um dos organizadores da competição, as expectativas são altas. “Esperamos que os calouros absorvam o conhecimento, tanto prático quanto teórico, e se sintam incentivados a seguir no curso. Além disso, esperamos uma competição justa e saudável, onde o mais importante é a experiência adquirida.”.

O PET

O PET tem como objetivo propiciar aos alunos, sob orientação de um professor tutor, condições para realização de atividades extra-curriculares que favoreçam a sua formação acadêmica tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.