Programação dos alunos incluiu visita ao Museu de Malacologia (Foto: Twin Alvarenga)

Na manhã desta sexta-feira, 15, um grupo de 26 alunos da University of Delaware participou de uma programação educativa concentrada nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF, em um evento promovido pelo Programa de Graduação em Ecologia (PGEcol), com a parceria da UFJF | Internacional.

Os alunos americanos, acompanhados por professores, estão realizando um curso de férias no Brasil, que incluiu a UFJF no itinerário. O objetivo é fornecer aos alunos uma nova experiência em diversas campos – social, ecológica, geográfica, econômica e cultural – para aprofundar seus conhecimentos de maneira multidisciplinar.

Ali A. Poorani, professor da Delaware University na cadeira de Ecotourism Entrepreneurship, encontrou no Brasil a diversidade que procurava, e foi além da costumeira boa impressão das belezas naturais, reconhecendo um lindo país, não apenas com diferentes paisagens, mas com diferentes pessoas.

Antes de sua chegada a Juiz de Fora, a comitiva passou pelo Rio de Janeiro, que segundo Danielli, aluna de Dietetics em Delaware — curso equivalente a Nutrição no Brasil — “impressiona pelos seus contrastes”. Embora estudante da área de saúde, ela não ficou indiferente aos aspectos sociais do país, “impressionada com o fato de um trajeto de poucos minutos separar uma região rica de uma favela”. Na UFJF, empolgou-se com a palestra do professor Arthur Andriolo, que relatou seus estudos junto ao Projeto Baleias, do Programa Antártico Brasileiro.

24100575120_f821354a66_z

Estudantes puderam conhecer acervo do Museu de Malacologia (Foto: Twin Alvarenga)

O grupo acompanhou ainda uma apresentação sobre a história, estrutura e linhas de pesquisa do PGEcol, pelo professor Fabrício Alvim Carvalho. Por fim, a equipe do Museu de Malacologia, liderada pela pesquisadora Maria Alice Allemand, ofereceu uma visita orientada.

“Situações como essa são fundamentais para divulgar o nosso trabalho. Houve uma rica troca de experiências entre características da biodiversidade dos dois países. Os integrantes da comitiva ficaram muito impressionados com a raridade e variedade de nosso acervo e gentilmente nos prometeram o envio de materiais sobre seu país para nós”, explica Maria Alice.

Após as atividades, a comitiva fez um Campus Tour e almoçou no Restaurante Universitário. A partir da próxima semana, o grupo de estudantes segue viagem para a floresta amazônica, e por fim, encerram o curso com visitas a Salvador e a Morro de São Paulo, na Bahia.