23871914096_5c655a0ca6_z

Vice-reitor no exercício da Reitoria, Marcos Chein, e Georgiana Franco Forrester, filha de Itamar, fizeram o descerramento da placa, acompanhados do prefeito de JF, Bruno Siqueira (Foto: Alexandre Dornellas)

Foi inaugurado na noite desta segunda-feira, 21 de dezembro, o Memorial da República Presidente Itamar Franco. Fruto de um projeto nascido há mais de dez anos, o espaço com 820 metros quadrados de área construída abriga o acervo do ex-presidente da República, doado à Universidade em 2010 por iniciativa do próprio Itamar.

Para saber mais sobre o acervo do Memorial, clique aqui.

Na solenidade de inauguração, o vice-reitor no exercício da Reitoria, Marcos Vinício Chein Feres, recebeu, dentre outras autoridades, o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, o presidente do Instituto Itamar Franco, Marcello Siqueira, e o professor Henrique Duque, reitor da UFJF entre os anos de 2006 e 2014, quando o projeto do memorial foi concebido. Itamar foi representado por sua filha Georgiana Franco Forrester, que fez o descerramento da placa do memorial, ao lado de Chein.

A grandeza do legado de Itamar foi lembrado nos discursos da noite. O ex-reitor Henrique Duque destacou o caráter generoso e visionário do ex-presidente, expresso em sua decisão de doar seu acervo à Universidade. “Que seu exemplo nos ajude a encontrar rumos justos e democráticos para o país”, disse Duque. Indicado pela família para falar em nome de Itamar, Stephen Augusto Forrester, neto do ex-presidente, agradeceu à UFJF pela criação do espaço, que preservará o acervo e garantirá a propagação da trajetória de Itamar especialmente aos mais jovens, que não puderam conhecê-la.

O prefeito Bruno Siqueira citou a relevância do acervo presente no Memorial, e lembrou o legado imaterial de Itamar, pautado na “honestidade, na ética e na seriedade”. O vice-governador Antônio Andrade reiterou a força do exemplo político do ex-presidente, afirmando que, com o novo espaço, “a UFJF dá grande contribuição ao povo mineiro”.

Marcos Chein apresentou a importância do Memorial sob a perspectiva da educação, destacando o gesto de doação de Itamar e a relação entre história e memória. “Itamar percebeu na Universidade o lugar para que sua história seja divulgada, avaliada, criticada. A entrega (de seu acervo) faz dele um grande homem, capaz de se eternizar”, disse Chein. Para o vice-reitor no exercício da Reitoria, é fundamental que o material doado por Itamar se torne, mais que a memória de um indivíduo, memória coletiva, capaz de servir ao presente e ao futuro.

Foram investidos R$ 3,5 milhões na construção do memorial, incluindo recursos da própria Universidade, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), do Ministério da Educação (MEC) e de emendas parlamentares.

Funcionamento
O Memorial funciona à Rua Benjamin Constant, 790, no Centro de Juiz de Fora, ao lado do Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm). As visitações são gratuitas, às segundas, das 12h às 18h; e de terças a sextas, das 9h às 18h.

Outras informações: (32) 3212-2078