Cena do curta Três

Cena do curta Três, dirigido por Bruno Evangelisti com roteiro de Letícia Paulin

Na manhã de hoje, dia 10, teve início a 4ª edição  do NÓS – Festival de Vídeos Universitários, na Faculdade de Comunicação Social (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET/Facom), o evento tem como objetivo dar espaço para a exibição de projetos audiovisuais universitários de baixo custo. Para as mostras competitivas e não-competitivas, foram recebidos 24 curtas de universidades de todo o Brasil.

Sobre a experiência, a estudante e uma das organizadoras do evento, Carime Elmor conta da sua surpresa com a qualidade do vídeos recebidos. “É um evento só de vídeos universitários, de orçamento ‘zero’, mas me surpreendeu demais! Os filmes são de uma qualidade muito boa. Vi muita gente, depois da primeira mostra, falando que gostou, e comentando sobre os trabalhos com fotografia e direção de arte tão bonitas, feitos ainda na universidade”.

O festival teve a colaboração do Cineclube Lumière, coordenado pela professora Erika Savernini. “Nessa edição, a gente quis reforçar bastante essa ideia de baixo orçamento, de produção universitária. Na Facom há um histórico de interesse pelo audiovisual, os alunos procuram bastante os projetos dos professores de cinema e ainda acontece um intercâmbio com o IAD (Instituto de Arte e Design). O festival acaba dando espaço para esse interesse e estimulando mais os próprios alunos”, conta.

Programação

Durante a manhã foi feita a apresentação dos pré-selecionados para o pitching, que premiará o melhor roteiro audiovisual com três dias de equipamento de cinema da Produtora Vagalume Filmes. As duas primeiras mostras competitivas dos vídeos enviados estavam marcadas também para esta quinta.

Às 17h30, tem início a mesa redonda “Produções de curtas independentes: estudos de caso”, com Jéssica Faria e Analu Pitta, ex-alunas premiadas no Festival Primeiro Plano de 2015. Posteriormente haverá a palestra “Produção de filmes independentes e mercado audiovisual”,  ministrada pelo diretor da Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte, Cláudio Costa Val.

Na sexta, dia 11, ocorre a oficina “Princípios da direção cinematográfica”, com Victor Zaiden, das 8h às 12h. Durante a tarde acontecem outras mostras competitivas e não competitivas. Os selecionados para o pitching e a premiação dos vídeos, pelo júri popular e júri do PET, acontecerá às 18h.

Assista ao teaser do curta Três, dirigido por Bruno Evangelisti com roteiro de Letícia Paulin