peça Deuses e heróis - Grupo Divulgação - núcleo de adolescentes Foto Márcia Falabella

O texto é um mergulho na mitologia, e pode ser conferido na temporada relâmpago que vai até o próximo sábado, 12 (Foto: Márcia Falabella)

O espetáculo “Deuses e Heróis”, do Núcleo de Adolescentes do Grupo Divulgação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estreia nesta quarta-feira, dia 9, às 20h30, no Forum da Cultura. A peça, a 151ª escrita por José Luiz Ribeiro, que também assina a direção, encerra os trabalhos do  Divulgação neste ano. O texto é um mergulho na mitologia, e pode ser conferido na temporada relâmpago que vai até o próximo sábado, 12.

“Deus e heróis” transita do caos ao nascimento dos novos deuses. Gaia, a mãe terra, cria Urano, o céu, e povoa a terra dando lugar a rios e mares, habitados por ninfas e outros seres fantásticos. A trajetória de poder de Urano, passando por Cronos, o deus tempo que devora os seus filhos até a chegada de Zeus, é contada pelo elenco de adolescentes. A divisão do mundo feita pela vitória de Zeus concede a Hades o reino subterrâneo dos mortos e a Poseidon, o domínio das águas. A chegada de Dionísio, filho bastardo de Zeus, encerra a genealogia criada pelos homens que inventaram seus deuses.

O espetáculo

Indo do coro grego ao distanciamento brechtiano, a representação transita entre o épico e o dialógico. Para esses jovens foi dada a oportunidade de crescimento cultural no convívio com narrativas clássicas. O crescimento deste núcleo envolveu debates temáticos e assegurou um amadurecimento da trupe que absorveu essas lendas com grande interesse.

Com o elenco composto por 14 adolescentes, o espetáculo dá a oportunidade da vivência de vários papéis que se interligam nesta fábula. Durante todo o semestre, os atores receberam treinamentos corporais e vocais, além de exercícios de interpretação. O produto final é resultado do Projeto de Extensão da UFJF – Centro de Estudos Teatrais: Cursos e Oficinas. Participam dos diversos papéis os seguintes alunos do Curso de Introdução ao Teatro: Amadeus Dias; Camila Medeiros; Clara Dustan; Gabriela Araújo; Gabriella Borges; Gabriela Kegele; Jordana Lemos; Lara Carolina; Laura Dominguez; Maria Eduarda Muniz; Rafhael Sartini; Rhyem Alcici; Sofia Guerson; e Tainá Varandas.

As reservas podem ser feitas pelo telefone (32) 3215-3850. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Os funcionários e professores da UFJF têm direito a um par de convites gratuitos. Basta apresentar na bilheteria do teatro comprovante de vínculo com a UFJF e carteira de identidade.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)