(Foto: Divulgação)

Marcos Tanure e Liamara Scortegagna estiveram com o embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena Soares. (Foto: Divulgação)

A primeira experiência a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique, vai entregar dupla certificação em Administração Pública a 75 alunos em 2016. As atividades referentes à conclusão da oferta e o planejamento de novas parcerias foram discutidas durante a Missão Técnica a Moçambique, realizada pela diretora do Cead, Liamara Scortegagna, e o coordenador do curso de Licenciatura em Administração Pública, Marcos Tanure Sanábio.

Para Liamara, a missão permitiu conhecer a aplicação prática da parceria entre a UFJF e a UEM. “O programa nos apresentou a importância de ir para um país com mais dificuldades que o Brasil e levar nosso conhecimento para esse lugar. Apesar das dificuldades como precariedade de recursos, energia e tecnologia, o curso teve sucesso, que pode ser comprovado pela pouca evasão durante a oferta”, relatou. Tanure complementa ao revelar que diversas pessoas elogiam o curso: “temos avaliações, e elas são sempre as melhores, é uma relação onde todos saem ganhando”.

Segundo ele, a dupla certificação é um diferencial, pois o diploma emitido pela UEM será chancelado no Brasil pela UFJF, ou seja, vai ter validade lá e aqui. “Como Moçambique tem uma amplitude na África e em Portugal, o aluno vai poder exercer sua profissão em outros países, o que dá muitas oportunidades”, comenta.

Durante a viagem, Liamara e Marcos Tanure foram recebidos pelo embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena Soares. Na ocasião, foram traçadas estratégias de ampliação para a parceria. “Tivemos ideias de desenvolver pesquisas com relação ao ensino a distância, o que o Cead poderia realizar junto ao Centro de Ensino a Distância (Cend) de Moçambique, tanto em pesquisas em EAD e extensão”, declarou Liamara.

Novas ofertas

Além do curso de Administração Pública, a Universidade Eduardo Mondlane oferece outros três em parceria com universidade brasileiras. Segundo Marcos Tanure, devido à carência de ofertas de vagas no ensino superior, a demanda pelo curso em Moçambique é grande. “A UEM oferta cerca de cinco mil vagas por ano. O curso de Administração Pública possui uma das maiores demandas”, comenta. O embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena Soares, declarou que gostaria que o projeto continuasse.  Entretanto, o oferecimento da segunda oferta está em análise pela Capes e depende de aprovação para ser definido.

Outras informações:
Cead/UFJF – (32) 2102-3487 – Ramal 218