Ailton Krenak é uma das presenças já confirmadas (Foto: Caíque Cahon)

Com o intuito de propiciar um espaço de experimentação pedagógica e ampliar o vínculo com saberes de comunidades tradicionais, como indígenas, pequenos agricultores e quilombolas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  está com inscrições abertas para o curso “Artes e ofícios dos saberes tradicionais”. O curso é gratuito e aberto a todos os públicos.

Os interessados devem fazer a inscrição no Laboratório de Botânica Aplicada e Etnobotânica do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas (Labaet/ICB), das 8h às 11h e das 14h às 17h, até a próxima terça-feira, 8. A presença do interessado para assinatura e matrícula é indispensável. É necessário levar documento de identidade. São ofertadas até 300 vagas.

O cronograma possui carga horária de 60 horas, dividido em três módulos, e as aulas serão dadas no Anfiteatro A do ICB e no Jardim Botânico. O curso terá início no dia 12 de dezembro (veja o cronograma completo abaixo). As aulas serão ministradas pelos professores da UFJF Daniel Pimenta (Sabedoria Indígena), Carolina Bezerra (Sabedoria Quilombola) e Leonardo Carneiro (Agroecologia) e por mestres de sabedorias tradicionais indígenas – entre eles, o ambientalista Aílton Krenak – quilombolas e de agroecologia.

Para o coordenador do curso, professor Daniel Pimenta, a oferta desse tipo de conteúdo na academia é de fundamental importância. “A sociedade ocidental está em um processo de autodestruição com escasseamento dos recursos naturais. As sabedorias ancestrais não trabalhavam com essa agressividade de produtividade que existe hoje. Ao trazermos essas sabedorias para a universidade, estamos ampliando nossa visão para conhecimentos que foram marginalizados pelo preconceito capitalista. É importante discutir, abrir a cabeça e traçar novos caminhos”.

Cronograma do curso

Carga horária total: 60 horas

Momentos com Professores da UFJF (15 horas) com atividades no Anfiteatro A do ICB:

Sábado, 12 de dezembro, das 8h às 12h – abertura e palestra “Sabedoria Indígena”
Sábado, 19 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 – “Sabedoria Quilombola e Agroecologia”
Sábado, 5 de março, das 8h às 11h – avaliação e fechamento do Encontro de Saberes.

Momentos com os mestres convidados (45 horas) com atividades no Anfiteatro A do ICB e em dependências do Jardim Botânico da UFJF:

Às sextas-feiras, das 19h às 22h, sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h e domingo das 9h às 12h – fins de semana com data e tema abaixo:
Sabedoria Quilombola – ainda em agendamento com estas opções: 8,9 e 10 ou 29, 30 e 31 de janeiro ou 26, 27 e 28 de fevereiro de 2016.
Agroecologia – 22, 23 e 24 de janeiro de 2016
Sabedoria indígena – 19, 20 e 21 de fevereiro de 2016

Registro

Alunos de graduação e de pós-graduação da UFJF  que se inscreverem terão o registro como matrícula em disciplina. Quem não é aluno ou não pertence à instituição (comunidade externa) será registrado como participante de projeto de extensão. Confira mais detalhes:

Se for aluno de graduação da UFJF: inscrição constará como matrícula na disciplina “Artes e ofícios dos Saberes Tradicionais” (BOT 069) do curso de Ciências Biológicas. A disciplina já conta com 50 inscritos, mas novas vagas serão abertas. A organização do evento salienta que as matrículas serão formalizadas, e a desistência constará como reprovação no histórico escolar, respeitando o calendário acadêmico.

Se for aluno de pós-graduação da UFJF: será registrado na disciplina vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ecologia do ICB (mestrado e doutorado): “Perspectivas em percepção e educação ambiental” (Código 214016)

Se não for aluno ou não é integrante da instituição (comunidade externa): registro como aluno de curso de extensão vinculado ao programa “Desafios da sustentabilidade no uso de recursos naturais na urbanidade e por comunidades tradicionais, agricultores familiares e assentados da reforma agrária”.

Encontro de Saberes

O projeto Encontro de Saberes, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, está presente na UFJF e em mais quatro universidades brasileiras. São elas as federais de Minas Gerais (UFMG), Ouro Preto (Ufop) e do Pará (UFPA) e a estadual do do Ceará (Uece).

O projeto é coordenado pelo professor e antropólogo, José Jorge de Carvalho, da Universidade de Brasília – UnB e  que esteve na UFJF para abertura do curso em 2014. O objetivo é trazer para os alunos os mestres e mestras da sabedoria popular nas mais diversas áreas de atuação, desde sábios em arte à mestres em saúde e tecnologia passando pela cosmologia, espiritualidade, meio ambiente e psicologia.

Leia reportagem sobre iniciativas que aproximam a UFJF de conhecimentos tradicionais.

Assista ao vídeo produzido durante a primeira edição do Encontro de Saberes em 2014.