economia_nas_escolas_

Estudantes de Economia abordam temas como política econômica em palestras nas escolas (Foto: Divulgação)

A iniciativa Economia nas Escolas, desenvolvida pela Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oferece palestras e atividades pedagógicas a estudantes de Ensino Médio sobre educação financeira e princípios básicos da ciência econômica.

Os encontros abordam temas como estruturação de mercados, Plano Real e educação financeira e relacionam o conteúdo aprendido em disciplinas, como matemática, geografia e história, com o oferecido pelo projeto. As atividades são realizadas pelo projeto de extensão Conjuntura e Mercados Consultoria Jr. (CMC Jr.) da faculdade, composto por estudantes orientados por professores. 

As ações são organizadas em módulos com duração média de 50 minutos para turmas de até 40 adolescentes. Os módulos são apresentados ao longo do semestre letivo e trazem reflexões sobre momentos históricos relacionados aos temas, como políticas adotadas pelos governantes brasileiros e a importância do capital humano e suas oportunidades de construção.

Dois colégios foram visitados desde que o projeto começou, em 2013: Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, no Bairro São Pedro, e Escola Cenecista Monteiro Lobato, no Bairu. Outras duas estão previstas para serem visitadas até o fim do ano.

As instituições de ensino foram selecionadas por meio de contato de integrantes do projeto. Mas escolas interessadas podem solicitar as visitas pelo e-mail economianasescolas.cmcjr.ufjf@gmail.com ou presencialmente na sede da CMC Jr, localizada no terceiro andar do prédio da Faculdade de Economia.

Para a aluna Idala Carolina, o projeto possibilita transmitir o que foi aprendido na faculdade, com linguagem mais apropriada para os adolescentes, por meio de interação direta e adequada ao cotidiano dos estudantes. “Com isso, eles demostraram mais interesse nos assuntos abordados ao longo dos encontros”, afirma.

Segundo uma das professoras orientadoras do CMC Jr., Tatiana Vidal, o Economia nas Escolas objetiva “formar cidadãos mais conscientes e economicamente ativos quanto às mudanças no país”.

Outras informações:  (32) 2102-3552 (Conjuntura e Mercados Consultoria Jr.)