Cena de Indignados 1

Filme mistura cenas reais com ficção (Foto: Divulgação)

Os problemas sociais da imigração, sobretudo entre os jovens, é o tema do “docudrama” “Indignados” (2012), atração do Ciclo de Cinema Francês desta sexta, 4, às 16h, no Museu de Arte Murilo Mendes. Dirigido por Tony Gatlif, o longa  mistura cenas reais do movimento de ocupação de praças e locais públicos na Espanha em 2011, conhecido como a Ocupação dos Indignados, com a história da personagem Betty, uma jovem imigrante africana.

Sinopse
Inspirado na obra “Indignez-vous!” (Indignai-vos) de Stéphane de Hessel, o filme vai ao olho do furação das manifestações espanholas de 2011. Através da trajetória de Betty, personagem de ficção mas que representa hoje a condição de milhares na Europa, o longa mostra o enfrentamento de jovens europeus contra as políticas de austeridade econômica em seu país. Em meio ao tumulto social, Betty transita por vários lugares, servindo de testemunha de histórias reais de solidariedade e sofrimento, tornando-se a confidente das preocupações contemporâneas.  

Ciclo de Cinema Francês
O Ciclo de Cinema Francês da Faculdade de Letras da UFJF surgiu com o objetivo de difundir a cultura francesa através do cinema. A cada ciclo, um tema  é escolhido e diversos filmes são elencados para expor como um assunto é tratado dentro do meio cultural gálico. O tema da edição atual é imigração.

Outras informações: 3229 – 9070