fsfsfs

Em cinco eixos temáticos, evento aborda a diversidade na escola, desde relações de gênero e sexualidade às diferenças culturais.

O “II Seminário Internacional Diferenças e Educação” começa nesta quarta-feira, 2, às 17h, com o tema potencialidades e desafios para a escola. O evento dá continuidade à iniciativa de 2013, quando ocorreu a primeira edição, para explorar a riqueza da discussão em torno das diferenças na educação. Serão cinco eixos temáticos, que abordarão a diversidade que existe na escola, desde as relações de gênero e sexualidade às diferenças culturais.

A mesa redonda de hoje será sobre “Interculturalidades, diferenças e educação” e acontece na sala de demonstração da Faculdade de Educação, às 18h30, sob coordenação da professora Luciana Pacheco. Os assuntos abordados, de acordo com a coordenadora, estão relacionados às diferenças culturais, seja por cor, classe social, deficiência, entre outros. 

Dentre os palestrantes está o professor da Universidad Nacional Abierta (UNAD), de Bogotá, na Colômbia, Mathusalam Suarez. O docente atualmente faz seu doutorado na Faculdade de Educação da UFJF e estuda o olhar das crianças para o estrangeiro, um dos temas abordados na mesa desta quarta. A programação completa pode ser conferida aqui.

O contato com a cultura de outros países pode não parecer um tema recorrente no cotidiano das escolas, mas o coordenador do Seminário, Anderson Ferrari, explica que o mundo globalizado de hoje faz com que esse seja um assunto bastante atual. “O estrangeiro não é só aquele que está materializado, ao lado da criança. Ela tem acesso a outras pessoas do mundo através de vários meios”, esclarece.

Também participam da mesa de palestras a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Ivenicki,, e o professor da PUC-Rio Marcelo Andrade, que falam sobre multiculturalismo.

Eixos temáticos

A programação do seminário segue na quinta-feira, 3, com uma mesa sobre “Diferenças, relações de gênero e sexualidades”, às 10h30, também na sala de demonstração da Faculdade. Às 19h30, o debate será sobre “Filosofia, Educação e Diferença”. Na sexta, 4, a discussão será sobre “Tempos e diferenças na educação: experiências na escola”.

O II Seminário Internacional de Diferenças e Educação também conta com comunicações orais, apresentações artísticas e lançamento de livros. Outros detalhes sobre a programação podem ser consultados na página do evento no facebook, em https://www.facebook.com/diferencaseducacao/.