Cerâmica pintada_Peru_Foto Franciane Lúcia

Cerâmica pintada de origem peruana (Foto: Francane Lúcia/Forum da Cultura UFJF)

Para celebrar o Natal, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF abre a exposição “Presépios”. A mostra, que ocupa também o espaço da Galeria de Arte, reúne presépios de vários tamanhos e estilos, oriundos de várias partes do país e do mundo. Iniciada em 1988, pelo professor Antônio Weitzel, a exposição chega à sua 27ª edição. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 8 de janeiro. A entrada é franca.

Tradição renovada
A montagem de presépios é uma tradição cristã iniciada por São Francisco de Assis, em 1223, com figuras vivas, na tentativa de reavivar a esperança da chegada do Menino Deus. Se naquela época o presépio era uma novidade, ele se popularizou e, além dos altares das igrejas, ganhou também espaço nas varandas e salas das casas dos fiéis. O nascimento do menino Jesus é rememorado por presépios que reproduzem o ambiente da manjedoura e conta com a representação da Sagrada Família, dos três Reis Magos, dos pastores e dos animais.

“Presépios” revisita este momento de fé e devoção e “pretende instigar nos visitantes a reflexão sobre a importância da fraternidade, da comunhão e do amor ao próximo, em um mundo cheio de truculências”, afirma o material de divulgação da mostra. O patrimônio do Museu reúne cem peças compostas em materiais como cerâmica, conchas, madeira, vidro, entre outros.

O público poderá conferir presépios confeccionados com bolinhas de gude, palha de bananeira, coqueiro buriti e rocha vulcânica. Temos exemplares feitos em cerâmica oriundas do nordeste brasileiro, assim como peças vindas do Chile, Colômbia, Itália, Portugal, Cracóvia, dentre outros.

Museu de Cultura Popular
Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial a cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos, objetos de conter e presépios. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes.

Serviço
Mostra “Presépios”
Forum da Cultura, Rua Santo Antônio 1.112, Centro 
Até 8 de janeiro, de segunda a sexta, das 14h às 18h
Entrada franca
Outras informações: (32) 3215-3850
Forum da Cultura