Fernando Fioresi é professor da Faculdade de Letras da UFJF (Foto: Ozias Filho)

Fernando Fioresi é professor da Faculdade de Letras da UFJF (Foto: Ozias Filho)

“Um chão de presas fáceis” é o primeiro romance do professor e escritor Fernando Fiorese e será lançado na próxima terça-feira, dia 27, às 20h, no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O livro reúne histórias contadas por personagens que vivem em cidades localizadas às margens da BR-116.

A obra conta a história de dois amigos, Humberto e Murilo,que  realizam uma viagem de 1.600 quilômetros para filmar um documentário acerca do trecho mineiro da Rio-Bahia (antiga BR-4 e atual BR-116).

Desde Divisa Alegre (fronteira com a Bahia) até Além Paraíba (divisa com o Estado do Rio de Janeiro), registram histórias narradas por andarilhos, prostitutas, caminhoneiros, professoras, crianças, comerciantes, donas de casa, trabalhadores rurais, lavadeiras e muitos outros personagens que vivem nas cidades às margens ou próximas da estrada. Antes e durante as filmagens, reúnem farto material, incluindo cópias de textos extraídos de livros, folhas manuscritas e datilografadas, recortes de jornais e revistas, registros de diálogos, impressos variados, bilhetes e anotações diversas, desenhos, fotografias, souvenirs de numerosos tipos e alguns outros itens.

Foi este material, guardado em três caixas de papelão, que Humberto entregou a Fernando Fiorese em 2012, alguns meses após o trágico acidente que interrompeu as filmagens na altura de Além Paraíba e determinou que o documentário jamais fosse concluído. O romance “Um chão de presas fáceis” (selo Escrituras) é o resultado do trabalho de seleção e organização deste acúmulo de papéis e das histórias registradas no documentário. E foi realizado conforme os indicativos do roteiro e as informações fornecidas por Humberto, com o objetivo de encontrar um arranjo semelhante à proposta do filme inacabado.

Quanto à identidade dos verdadeiros autores de “Um chão de presas fáceis”, Fiorese não dá muitas pistas: “Posso dizer apenas que um nasceu em Cataguases e o outro morou em Juiz de Fora. O próprio Humberto me pediu para não revelar nada mais do que isto”. Assim, embora se diga apenas um compilador de material alheio, Fernando Fiorese nos guia nesta viagem vertiginosa pelas margens perigosas e plurais da Rio-Bahia, apresentando aos leitores outra Minas Gerais, raras vezes incluída no mapa das representações literárias das regiões brasileiras.Livro Um chão de presas fáceis Fiorese Foto Divulgação

Às histórias contadas pelos moradores das cidades atravessadas pela Rio-Bahia ou próximas e registradas pela câmera dos documentaristas Humberto e Murilo, Fiorese acrescentou cartas, registros históricos, citações, notícias de jornal, diálogos soltos, aforismos e outros textos que constavam daquelas caixas de papelão.

O caráter fragmentário, múltiplo, descontínuo e inacabado do livro favorece a acoplagem de tempos e espaços, os cortes e as elipses, recursos típicos da técnica da montagem cinematográfica. Ao modo do documentário que o romance pretende simular, o autor  constrói um caleidoscópio de narrativas e outras muitas formas textuais, apresentando uma realidade histórica e social de tal modo estilhaçada, múltipla e singular que apenas as vozes de seus próprios habitantes pode revelar.

Sobre o autor

Fernando Fiorese nasceu em Pirapetinga, a cerca de 45 quilômetros da Rio-Bahia, e reside em Juiz de Fora. Poeta, escritor e ensaísta, tem publicadas as seguintes obras: “Aconselho-te crueldade” (contos, 2010, agraciado com bolsa da Fundação Biblioteca Nacional e finalista do Prêmio Portugal Telecom 2011); “Um dia, o trem” (poemas, 2008); “Dicionário mínimo: poemas em prosa” (2003); “Murilo na cidade: os horizontes portáteis do mito” (ensaio, 2003); “Corpo portátil: 1986-2000” (reunião poética, 2002); e “Trem e cinema: Buster Keaton on the railroad” (ensaio, 1998, prêmio de publicação no II Festival Universitário de Literatura promovido pela Xerox do Brasil e revista Livro Aberto). Textos de sua autoria figuram em periódicos e antologias publicados no Brasil e no exterior (Argentina; Espanha; Estados Unidos; França; Itália; Portugal e Suíça). Atua como professor de Teoria Literária e Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Um chão de presas fáceis” é o primeiro romance publicado pelo autor e contou com patrocínio da Petrobras para seu desenvolvimento.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)