A roda gigante foi construída pelo artista Nelsinho, de Belo Horizonte (Foto: Franciane Lúcia)

Quem ainda não conferiu tem até 1º de novembro para visitar a exposição “Brinquedos”, no Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mostra é uma celebração ao mês das crianças e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

As brincadeiras fazem parte do universo infantil e contribuem para o desenvolvimento cognitivo, o físico e o mental, além de contribuir para a formação cultural das crianças. Os brinquedos trazem também ensinamentos e imitações do cotidiano adulto, que colaboram para a preparação dos pequenos para a maturidade.

Na mostra, o público faz uma viagem ao universo infantil por meio de 86 peças que resgatam a arte das brincadeiras. Carrinhos de madeira, bonecas de pano, casinhas de palito de fósforo, caminhas e jogos são alguns destes acessórios lúdicos que, ainda hoje, encantam as crianças.

As brincadeiras de rua, tão comuns em décadas passadas, são relembradas com brinquedos que fizeram parte deste imaginário como patinete, carrinho de rolimã, pernas de pau e pipas. Também estão presentes acessórios lúdicos como pião, piorra, ioiô, jogo de resta um e as tradicionais marionetes e equilibristas confeccionados de tecido e madeira.

O acervo reúne, também, bonecas de vários tamanhos confeccionadas em diversos tipos de materiais, mobiliários domésticos e miniatura de roda-gigante e sombrinha, brinquedos que ainda encantam crianças e adultos nos parques de diversões. A exposição proporciona momentos de reflexão sobre a importância das brincadeiras na infância e as transformações que este ato vem sofrendo nos últimos anos, com a substituição dos brinquedos manuais pelos tecnológicos.

Escolas e comunidades podem agendar visitas pelo telefone (32) 3215-3850. A entrada é franca.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)