A peça é inspirada livremente na clássica obra "A divina comédia" de Dante Alighieri (Foto: Márcia Falabella)

A peça é inspirada livremente na clássica obra “A divina comédia” de Dante Alighieri (Foto: Márcia Falabella)

“A comédia da falha trágica” é a mais nova peça do Grupo Divulgação que estreia nesta quarta-feira, dia 14, no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com texto, trilha original e direção de José Luiz Ribeiro, a montagem ficará em cartaz até  novembro, sempre de quarta a domingo, às 20h30. Inspirado livremente na clássica obra “A divina comédia”, de Dante Alighieri, “A comédia da falha trágica” faz uma viagem cômica ao inferno que precisa mudar sua imagem diante da opinião pública. Dante volta ao inferno na contemporaneidade brasileira e encontra exemplos de barbárie. Os condenados ao fogo eterno não encontram diferença entre o inferno medieval e a violência do cotidiano marcada pela ganância, pelo poder e pela ausência de escrúpulos.

O espetáculo é intercalado por músicas compostas especialmente para as diversas cenas, além de prestar uma homenagem a Noel Rosa. Um elenco de 18 integrantes, além da equipe técnica, vive esta história entremeando riso e reflexão sobre o tempo atual. O diretor José Luiz Ribeiro criou também as músicas originais apresentadas com arranjos de Dionísio Giovanini. No palco, Wall Oliver e Márcia Falabella vivem os reis do inferno e Victor Dousseau protagoniza Dantes. O elenco conta, ainda, com os atores Marcos Saramela;  Rebecca Gramlich; Johnes Drummond; Mariana Sampaio; Felipe Vasconcelos; Júlia Buttenbender; Lorenza Cris; Saulo Machado; Diogo Miranda; Renan Souza; Michell Costa; Fabrício Alves; Ana Santos; e Marina Lopes. E na sonotécnica, Marina Metri.

Mergulho na lama

“A comédia da falha trágica” é um convite ao espectador para um mergulho na lama. Chafurdar nos recortes sociais para sentir o odor de um momento de desagregação social. Um tempo em que uma classe elevada ao céu do consumo é precipitada ao inferno da carência. A cenografia mostra uma escada que leva ao fundo, na cortina de veludo chamuscada temos a lembrança de um tempo de pompa. As linhas assimétricas pontuam direções de vidas. O pentagrama invertido assinala a posse do mal que gerencia uma terra de barbárie.

A barca de Caronte leva os condenados em direção ao seu castigo. Não existe para eles o tempo de gemidos. Estão carnavalizados, já conhecem o que há de pior e nem a visão do inferno os horrorizam. “Se a canoa não virar eu chego lá” cantam as almas em direção ao inferno. Neste musical inspirado no estilo do distanciamento brechtiano ou do teatro de revista, terá um desfile de canções como o “Tango das almas desesperadas”, a nostálgica “Olha a barca que chega”, o voluptuoso coro das “Mercadoras do prazer”, o cínico charleston da “Negação do Corrupto”, e a saborosa homenagem do clássico de Noel Rosa, “Onde está a honestidade?”. No momento em que leis são preparadas para punir internautas que criticam políticos é hora de pensar nos anos de chumbo e dizer: Não passaram! O teatro tem a voz das ruas.

Os ingressos estão fixados em R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e as reservas podem ser feitas pelo telefone (32) 3215-3850. O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura)