a

Auto-retrato de Gazy Andraus

Autor e pesquisador de Histórias em Quadrinhos(HQs) e Fanzines poéticos, o professor doutor Gazy Andraus ministra a palestra “A arte e poética das Histórias em Quadrinhos” na próxima quarta, 25, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Na apresentação, o especialista faz um breve levantamento histórico das HQs e seu desenvolvimento, além de tratar de autores específicos que marcaram o gênero.

Segundo Andraus, o objetivo é conceituar e introduzir o público no universo dos quadrinhos que alcançam o patamar da arte por seu teor poético-filosófico. Para isso, o pesquisador pretende destacar HQs de autores de diversos países e diferentes épocas, incluindo nesta lista os brasileiros Edgar Franco e Laudo Ferreira, além do famoso inglês Alan Moore e outros artistas menos conhecidos.

“Os quadrinhos poético-filosóficos são mais maduros, não comerciais, e que possuem uma temática pessoal artística, totalmente desvinculados do estilo de mercado”, explica o palestrante. Uma peculiaridade deste tipo de trabalho é a  estruturação do material. Seguindo o estilos das vanguardas artísticas, as HQs autorais nem sempre tem balões ou personagens principais e podem possuir caligrafia sui generis. Além disso, geralmente, são compostos por um ou dois autores, enquanto os quadrinhos de massa são produzidos por equipes inteiras de roteiristas, desenhistas e editores.

Oficina de HQs

Além da palestra, Gazy Andraus realiza a oficina “HQ e Zine e sua poética autoral artística” na quinta, 26, das 14h às 18h, também no MAMM. A ideia  do projeto é capacitar seus participantes a adaptar diversos conteúdos e materiais em linguagem e formato de quadrinhos e fanzines.

Os interessados devem procurar o setor de expografia do MAMM através do 3229-7621 ou pelo email expografia.mam@ufjf.edu.br . As inscrições são gratuitas mas com vagas limitadas.

O artista

Gazy Andraus começou a se interessar por quadrinhos com sete anos de idade e aos dez  já escrevia HQs como hobby. Aos 19 anos começou a atuar profissionalmente e atualmente é além de coordenador, professor do Curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior e criador da disciplina de “HQ e Zine” no curso de Tecnólogo em Design Gráfico da FIG-UNIMESP – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo. Andraus é doutor em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Artes pela UNESP, e pesquisador do Observatório de HQ da USP.

Palestra – “A arte e poética das Histórias em Quadrinhos” – com Gazy Andraus

Data: 25 de março (quarta-feira)

Horário: 19h

Oficina HQ e Zine e sua poética autoral artística

Data: 26 de março (quinta-feira)

Horário: das 14h às 18h

Local: Benjamin Constant, 790, Centro – Museu de Artes Murilo Mendes.

Entrada Franca

Outras informações: 3229-7650