O projeto Luz da Terra, uma realização da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), traz ao palco do Cine-Theatro Central a ópera “La Traviata” em formato reduzido. O espetáculo está sendo produzido pelo Grupo Cenas Líricas e terá única apresentação no sábado, dia 1º, às 20h. “La Traviata”, que em português significa “A mulher caída”, é uma ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi com libreto de Francesco Maria Piave. Baseada no romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho, a trama é inspirada na história real da prostituta Marie Duplessis – que na ópera recebe o nome de Violetta –, uma das musas da alta sociedade parisiense na década de 1840.

Verdi foi o mais importante compositor italiano do século 19, e sua trajetória foi ligada ao processo de unificação da Itália, verificado entre 1815 e 1870. Verdi compôs várias óperas cujos enredos eram nacionalistas. Para driblar a rigorosa censura da época, as histórias nem sempre se passavam na Itália, mas os coros guerreiros e patrióticos eram perfeitamente compreendidos quando observados isoladamente. Os italianos então passaram a cantá-los pelas ruas. “La Traviata” está entre as suas obras mais famosas.

Na versão do Grupo Cenas Líricas, a apresentação será em formato pocket, com duração menor do que na original, ou seja, apenas 1h15m. Serão apresentadas somente as partes mais conhecidas da ópera. Diretora do grupo, preparadora vocal e regente, a professora Patrícia Guimarães explica que foram selecionadas partes dos coros e dois duetos, sendo que um deles será entre Patrícia e seu ex-aluno Thales Tácito.

Para a diretora, versões reduzidas desses espetáculos são mais adaptáveis aos dias atuais. “Na Europa isso já está ficando mais cotidiano. Óperas pockets são para aquelas pessoas que não têm muito tempo para ficar duas, três horas, em um teatro.” Outro ponto positivo seria o custo mais baixo da produção. A apresentação terá regência de Helen Barra de Moura e contará com a participação das pianistas Bethania Guedes e Grazi Elis.

O Grupo Cenas Líricas tem quatro anos e é formado por cantores líricos jovens e adultos, entre eles advogados, psicólogos e estudantes. “Muitos não são profissionais do canto lírico, são pessoas que se destacam em corais e nas escolas de música e apaixonados pela ópera”, explica Patrícia Guimarães. O grupo já se apresentou no Cine-Theatro Central com o espetáculo “Carmem”, em 2012, alcançando resultado positivo.

A diretora do “La Traviata Pocket” afirma estar “orgulhosa” da oportunidade de se apresentar no maior teatro de Juiz de Fora. “Quando a Pró-reitoria de Cultura aprova um projeto como o nosso no edital do Luz da Terra, ela está dando um aval para o artista, está depositando confiança em você.”

Luz da Terra

O Luz da Terra foi lançado pela Pró-reitoria de Cultura em 2013 com o objetivo de abrir as portas do Central para produções locais com apresentações teatrais, musicais e de dança, entre outras atividades artísticas, e assim incentivar a produção cultural e estimular sua popularização. O título é uma referência ao ator e jornalista Robson Terra, falecido em 10 de abril de 2012, aos 57 anos, um entusiasta do teatro em Juiz de Fora.

Já em sua segunda edição, em 2014 foram aprovados 15 espetáculos para apresentação no palco do Central. “O Lado Bom da Vida”, o “Festival de Dança Movimente” e o show “Samba com Portella” foram os três primeiros contemplados a se apresentarem no Central. A agenda do Luz da Terra prossegue até 21 de dezembro.

O ingresso é 1kg de alimento não perecível que deve ser trocado nos seguintes locais: Amas/JF, à rua Marechal Deodoro 700; Escola de Música do Colégio Santa Catarina, à Avenida dos Andradas, 1.036; Engelab, à rua São João 66; e New Life, à Avenida Getúlio Vargas 695, loja 3).

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)

(32) 2102-3964 (Cine-Theatro Central-UFJF)