“Esperanto como linguagem e poesia” é o tema da edição do Café com Poesia desta sexta-feira, dia 31, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Apresentado pela professora Nazaré Laroca, o sarau conta a participação da escritora e compositora esperantista Dirce Salles e a entrada é franca.

Criado pelo médico humanista polonês Lazaro Ludoviko Zamenhof em 1887, o Esperanto é uma língua auxiliar internacional que funciona como meio de interação verbal e veículo de transmissão de cultura transnacional para milhões de usuários, habitantes de cerca de 120 países.

Atualmente, existem mais de 35 mil livros em esperanto e inúmeras obras literárias traduzidas, incluindo literatura sacra como a Bíblia e o Alcorão, e obras de autores clássicos como Camões e Shakespeare. O idioma foi oficialmente reconhecido como língua viva ao ser incluído no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECRL). De acordo Nazaré o interesse pelo esperanto é muito cultivado pelo fato de a língua simbolizar um ideal de fraternidade entre todos os povos e ser de fácil aprendizado.

O Mamm fica localizado na rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-7650 (Mamm-UFJF)