Lançamento está previsto para quarta, 29, e inscrições começam no dia 3 de novembro

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulga, na próxima quarta-feira, 29, o edital do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD 2015). O programa tem por objetivo oferecer aos graduandos da UFJF a oportunidade de estudar por um ou dois semestres em universidades conveniadas no exterior.

Nesta edição, serão disponibilizadas 350 vagas em instituições de 16 países. Israel e Inglaterra aparecem pela primeira vez entre as opções. Cem bolsas de estudos, que foram reajustadas e vinculadas ao dólar por resolução este ano (http://www.ufjf.br/secom/2014/10/10/resolucao-da-ufjf-vincula-valor-da-bolsa-de-intercambio-ao-dolar/), serão distribuídas entre os aprovados. As inscrições têm início 0h do dia 3 de novembro e serão encerradas às 23h59 do dia 21 do mesmo mês, através de plataforma virtual.

Adequação às sugestões dos alunos

Além dos novos destinos, outras modificações foram incorporadas ao texto do edital, que ano a ano, busca se adequar à demanda crescente de estudantes pelo intercâmbio e responder às críticas e sugestões enviadas por alunos através de pesquisa de opinião. Uma delas é a simplificação do processo unida a um sistema idêntico para alunos dos campus de Juiz de Fora e Governador Valadares.

“A solução para isso foi fazer o primeiro edital paper-free da história do intercâmbio na UFJF. Tudo é eletrônico: inscrição, envio de comprovantes, submissão do vídeo, interposição de recursos, divulgação de resultados e envio de proficiência”, observa Tiago Torrent, um dos organizadores do edital e integrante da equipe da UFJF Internacional. Permanecem as quatro etapas do processo seletivo: análise de currículo e rendimento acadêmico; análise de vídeo enviado pelo candidato; entrega de proficiência; e aceitação pela universidade estrangeira. No entanto, a seleção traz novidades.

Na primeira etapa, houve alteração no valor das atividades. Participação em projetos de ensino, pesquisa, extensão e treinamento profissional na UFJF passam a contar cinco pontos no currículo, em um máximo de 20. A participação em eventos, com apresentação de trabalho retornou ao edital, no valor de 2 pontos, não podendo exceder a oito. Outra novidade: a apresentação de proficiência em língua estrangeira distinta daquela exigida pela instituição de destino vale 3 pontos. Neste caso, a proficiência deve atestar um aproveitamento de, no mínimo, 60%. Esta pontuação só será computada uma vez.

A carta de motivação e entrevista serão substituídas por um vídeo em que o aluno justificará sua escolha pelo intercâmbio. A etapa vale 30 pontos. Não serão avaliados os aspectos técnicos e estéticos do vídeo. No caso em que a instituição exigir entrega de proficiência linguística, o candidato ganhou mais tempo para obter seu exame. O resultado poderá ser entregue entre os dias 2 e 6 de março de 2015. Para Thiago Coelli, coordenador de Intercâmbio Outgoing da UFJF Internacional, “o PIIGRAD 2015 abre novas possibilidades para os estudantes, tanto do ponto de vista do aumento de destinos, em todos os continentes, como, também, se consideramos a facilidade e eficiência do edital, totalmente online.”

Assista ao vídeo:

www.facebook.com/ufjfinternationaloffice

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud