Peça infantil "Sonhos da Rainha da Noite" (Foto: Divulgação)

Peça infantil “Sonhos da Rainha da Noite” (Foto: Divulgação)

Dentro das comemorações do mês das crianças, a programação do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dedica um espaço especial ao mundo infantil, oferecendo na Galeria de Arte a exposição “Teatro Infantil em cartaz”, que dialoga com a 25ª edição da mostra “Brinquedos”, organizada no Museu de Cultura Popular. “Teatro Infantil em cartaz” reúne 25 cartazes de peças infantis, encenadas pelo Grupo Divulgação. As exposições seguem abertas para visitação até 2 de novembro, de terça-feira a domingo, das 14h às 20h30, com entrada gratuita.

Desde a criação do núcleo de teatro infantil do Grupo Divulgação, em 1973, a memória de cada espetáculo voltado para as crianças é preservada das mais variadas formas. Seja por meio dos programas, contendo ilustrações de cada peça, nos acervos de figurinos e adereços, nas maquetes que recriam as miniaturas dos cenários e nos cartazes de divulgação de cada uma das montagens. A presente mostra resgata o trabalho de diversos artistas plásticos que desde 1973 criaram diferentes cartazes para os espetáculos do Divulgação. José Luiz Rodrigues, Adalton Carvalho, Augusto França, José Luiz Ribeiro, Márcia Falabella e Franciane Lúcia assinam as diversas obras selecionadas.

O público pode conferir cartazes do espetáculo “A onça de asas”, de Walmir Ayala, primeiro texto infantil encenado pelo grupo em 1973, e montagens mais atuais, como “Cadê” (2012), “O Senhor dos Papéis” (2013) e “O conto da Morcegada” (2014), de José Luiz Ribeiro. A mostra traz ainda, cartazes de “A Colcha do Gigante” (1983), de Zuleika Melo; “Guairaká” (1980), “A Noite dos Duendes” (1986) e “A Guerra dos Legumes” (2000) e “Generosa@.com” (2001) de José Luiz Ribeiro; “O Patinho Feio”, (1998) de Ronaldo Boschi; além de muitos outros, que fazem parte do repertório do GD.

O Forum da Cultura fica localizado na rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)