Márcia Tiburi é colunista da revista "Cult" e professora de Filosofia (Foto: Divulgação)

Márcia Tiburi é colunista da revista “Cult” e professora de Filosofia (Foto: Divulgação)

Mostrando como a ética pode ajudar nas decisões do dia a dia e atualizando o tema até questões como a vida nas mídias sociais que, a convite do projeto Sempre um papo, a escritora Marcia Tiburi lança seu mais novo livro “Filosofia Prática – Ética, Vida Cotidiana, Vida Virtual” (Record) nesta quinta-feira, dia 23, às 19h30, no Museu de Arte Murilo Mendes(Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para a noite de lançamento, o Sempre um papo realiza um debate descontraído com a autora, e aberto à participação do público, sobre assuntos que norteiam a publicação.

Partindo de exemplos em notícias, filmes, publicidades e acontecimentos do mundo político, Marcia explica, em seu livro, o que é a ética e como entendê-la no século XXI no qual adventos como as redes sociais levantam novos problemas sobre o comportamento humano.”O Facebook e Twitter, por exemplo, nos dão a ilusão de anonimato e ao mesmo tempo eliminam as fronteiras da privacidade”, questiona a autora. Para problemas como estes, Márcia mostra de maneira clara e descomplicada, como a ética pensada por filósofos como Platão e Espinosa ajudam a enfrentar os conflitos existenciais da vida moderna. E ainda mais, a autora conduz o leitor principalmente a aplicar estas soluções a suas vidas.

A autora

Marcia Tiburi é graduada em Filosofia e Artes, mestre e doutora em Filosofia. Tem diversos livros publicados na área, entre eles “Filosofia em comum” (Record, 2008) e “Olho de vidro – a televisão e o estado de exceção da imagem” (Record, 2011). Além disso, é autora do romance “Magnólia” (Bertrand, 2005) e “Era meu esse rosto” (Record, 2012), finalistas dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom. É colunista da revista “Cult” e professora de Filosofia, tendo ensinado em várias universidades. A escritora também já integrou a apresentação do Programa Saia Justa do canal GNT.

Sempre um papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos promove a difusão do livro e de seu autor por meio de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de cinco mil eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Além disso, desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação” distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site Sempre um papo, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários.

O Mamm fica localizado na rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3226-7650 (Assessoria do Mamm-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: <a
href=”http://www.facebook.com/souUFJF” target=”_blank”>Facebook