Cerca de 50 mulheres serão atendidas no Centro Viva Vida de Referência Secundária, no Hospital Universitário da UFJF, para realização de mamografia neste sábado, 11. A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa, que convoca mulheres de 40 a 69 anos a fazerem o exame de rastreamento. Com o tema “Não enrola Sueli”, a Secretaria Estadual de Saúde pretende conscientizar as mulheres nessa faixa etária a não deixar o exame para depois. Para as que já fizeram o exame em outra data, a equipe do HU pede para que a paciente apresente a mamografia anterior, pois a comparação entre elas possibilita diagnóstico mais preciso.

De acordo com o médico mastologista do HU Bruno Laporte, o exame consiste em um procedimento rápido, de cerca de 15 minutos. O resultado fica disponível em poucos dias. A técnica adequada exige posicionamento ideal e a maior compressão das mamas, que espalha os tecidos e permite que os nódulos não fiquem escondidos. Apesar do incômodo gerado pelo exame, a mamografia é considerada a melhor forma para detectar o câncer de mama, segunda maior causa de morte entre as brasileiras, além de cistos, nódulos e calcificações.

Como as mamas de algumas mulheres são particularmente sensíveis, é aconselhável programar a mamografia para depois do término do período menstrual. Não é recomendado fazer o exame enquanto estiver grávida. Neste caso, deve ser obtida autorização do obstetra.

Para mulheres que não têm histórico de câncer de mama na família, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda fazer um exame anual a partir dos 40 anos. Caso haja histórico, é indicado se submeter ao procedimento dez anos antes da data em que os familiares foram diagnosticados com o mal, não importando a idade de quem ser examinada.

Segundo Bruno Laporte, “fazer o exame é importante porque, fazendo o diagnóstico precoce, aumenta a taxa de preservação da mama, ou seja, tira-se um câncer sem precisar retirar a mama, preservando a feminilidade, a estética, a autoimagem. A taxa de cura da doença fica acima de 90%.”

Pacientes entre 40 e 69 anos de idade que moram nos municípios da macrorregião, englobados no programa Viva Vida de referência secundária do HU/UFJF, devem ligar para (32) 4009-5350 e agendar a mamografia.

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud