Concurso de pontes de papel tradicional na UFJF com a participação dos alunos da graduação (Foto: UFJF/Arquivo)

Organizada pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a grande novidade da 3ª Jornada de Divulgação Científica é o 1° Concurso de Pontes de Papel das Escolas Públicas de Juiz de Fora. A Jornada, que ocorre entre os dias 13 e 18 de outubro, abre espaço para a competição durante três dias de sua programação, que pode ser conferida on-line.

Segundo o coordenador do Centro de Ciências, Eloi Teixeira César, o concurso é uma parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Engenharia Civil da UFJF, que organiza anualmente uma edição universitária do concurso. A competição, que ocorre desde 2005, é um dos eventos mais populares e marcantes da Universidade. “Temos uma parceria muito forte com a Engenharia”, ressalta César. “Para 2015, nossa expectativa é a de que o Centro de Ciências, já estando no novo prédio no campus da UFJF, possa ampliar ainda mais o número de escolas participantes.”

Os alunos de Engenharia Civil e membros do PET Civil, Lahis de Assis e Rômulo Murucci, destacam a importância dessa edição especial do evento. “O Concurso de Pontes de Papel realizado pelo PET já é tradicional da Universidade, e conta com a participação de uma parcela significativa de alunos”, aponta Lahis. “Em 2013, realizou-se uma edição do concurso para alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF. Dado o sucesso da atividade, agora organizamos a competição entre os alunos do ensino médio de seis escolas públicas de Juiz de Fora, buscando aproximar os estudantes à realidade universitária e divulgar o curso de Engenharia Civil para assim, quem sabe, atrair futuros acadêmicos para essa área de conhecimento.”

“O Concurso de Pontes de Papel das Escolas Públicas de Juiz de Fora é uma atividade que estimula o trabalho em equipe, integra os alunos, incentiva a criatividade e aprimora o conhecimento dos participantes”, alega o membro do PET Rômulo Murucci. “O concurso é dividido em três etapas: primeiro há uma reunião com os líderes de cada equipe, para explicar o funcionamento do concurso; em seguida os alunos fazem a montagem das pontes, com o monitoramento dos integrantes do PET Civil, para assegurar a integridade das regras do edital; e por último realiza-se a ruptura das pontes e a cerimônia de premiação”, explica.

a

Coordenador do Centro de Ciências, Eloi Teixeira César. (Foto: Alexandre Dornelas)

Os estabelecimentos de ensino que irão participar do concurso são as escolas estaduais Antônio Carlos, Clorindo Burnier, Duque de Caxias e Fernando Lobo, além do Colégio de Aplicação João XXIII e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os membros do PET visitaram as escolas em agosto, explicando o concurso, e cada uma teve a oportunidade de inscrever até três equipes, cada uma com o máximo de seis integrantes.

Nesta sexta, dia 10 de outubro, as equipes das escolas vão se encontrar no Centro de Ciências da UFJF para uma reunião geral com seus respectivos líderes. A montagem das pontes ocorre nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Ciências, entre as 13h30 e 20h, durante a 3ª Jornada de Divulgação Científica. A cerimônia de ruptura das pontes e de premiação ocorre a partir das 8h30 do último dia da Jornada, no anfiteatro Christiano Degwert, localizado ao lado da cantina da faculdade de Engenharia.

Confira todas as informações sobre o 1° Concurso de Pontes de Papel das Escolas Públicas de Juiz de Fora.

Outras informações:

(32) 2102-3423 (PET Civil)

(32) 3229-7606 (Centro de Ciências da UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud