Na reta final da campanha eleitoral para presidência, o curso de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) relaciona os temas “Religião, mídia e eleições” em palestra com a professora convidada Magali do Nascimento Cunha, da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). O evento acontece nesta quarta, dia 1º, às 19h, no anfiteatro 2 do Instituto de Ciências Humanas.

A especialista irá debater a presença da religião no espaço público e político, as ligações dos candidatos com o mundo religioso e a mídia, sendo dois dos maiores exemplos atuais os presidenciáveis Marina Silva (PSB) e Pastor Everaldo (PSC).

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Émerson José Sena da Silveira, o país tem vivido e debatido esse tema, e a palestra é uma oportunidade para aprofundamento. “Hoje é inegável a grande ligação da religião com a política, seja pelo crescente número de candidaturas e percentual de votos ou até mesmo pelas bancadas formadas por esses religiosos no governo. É cada vez mais necessário esse debate sobre a interação dos dois temas e a difusão das ideias políticas”.

O evento faz parte do 1º Ciclo de Debates em Ciência da Religião, promovido em parceria pela graduação e pelo programa de pós-graduação. A palestra é aberta para todos os públicos, com entrada franca e sem necessidade de inscrição prévia. Os presentes receberão certificado de participação.

3ª Semana de Ciência da Religião

Na próxima semana, entre os dias 6 e 9 de outubro de 2014, o PPG em Ciência da Religião oferece outro evento. Organizada por alunos, a 3ª Semana de Ciência da Religião terá como tema a “Polissemia do Sagrado: Interfaces entre diferentes formas de conhecer e interpretar fenômenos religiosos”.

A programação conta com minicursos, apresentações de trabalhos, conferências e mesas redondas. As inscrições podem ser feitas até no dia 6 de outubro. A programação é aberta ao público em geral. Os valores poderão ser consultados site do evento.

O evento contará com diversos especialistas da área, com a presença confirmada de André Sidnei Musskopf (EST), Antônio Carlos de Melo Magalhães (UEPB), Paulo Augusto de Souza Nogueira (UMESP), Joaquim Monteiro (Unipaz-sul), Welington Teodoro da Silva (PUC-Minas), Maria Lúcia Abaurre Gnerre (UFPB). Da UFJF fazem parte da programação como palestrantes os professores Frederico Pieper Pires, Volney Berkenbrock, Dilip Loundo, Arnaldo Érico Huff Júnior e Elisa Rodrigues.

Outras informações:

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião

(32) 2102-3130

(32) 2102-3116

www.ufjf.br/ppcir

http://www.semanappcir.com.br/

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud