Curso trabalha a questão da igualdade racial junto aos professores da rede pública com o objetivo de combater o racismo (Foto: www.atointerativo.com.br)

Uniafro – política de igualdade racial no ambiente escolar, curso de aperfeiçoamento na modalidade a distância oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas. São 120 vagas, sendo 96 destinadas a professores em exercício na rede pública de ensino e 24 para demanda social, com ampla concorrência. A oferta é válida para quatro polos de apoio presencial: Ubá, Juiz de Fora, Cataguases e Governador Valadares.

O curso atende as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, tendo como base a Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país. Segundo o coordenador do curso, Robert Daibert Júnior, trabalhar a questão da igualdade racial junto aos professores da rede pública é de fundamental importância para combater o racismo.

“Esse curso é fundamental para conscientizar a população brasileira sobre a importância da educação para as relações étnico-raciais visando um novo tempo em que todos entendam que não há diferença substancial de uma pessoa para outra em razão da cor da pele. As pessoas são iguais entre si e têm os mesmos direitos. Precisamos combater o racismo e a educação é um elemento fundamental para se alcançar essa meta. Acredito na educação com um elemento transformador da sociedade. Esse curso tem essa bagagem e esse objetivo.”

Daibert explica ainda como que os cursistas serão capacitados para trabalhar, dentro das salas de aula, questões ligadas à promoção da igualdade racial: “Inserindo essa temática em diferentes disciplinas, como literatura, história ou artes. Os cursistas são instrumentalizados e capacitados para trabalhar, dentro do ambiente escolar, a promoção da igualdade racial a partir de atividades pedagógicas.”

Inscrições

O processo de inscrição é realizado em duas etapas: inscrição on-line e efetivação da inscrição. A inscrição on-line pode ser realizada até 6 de outubro, exclusivamente na aba Editais do site do Centro de Educação a Distância www.cead.ufjf.br . A efetivação ocorre com a entrega dos documentos mencionados no edital no polo em que o candidato concorre, e também por ser realizada até 6 de outubro. A divulgação do resultado do processo seletivo está marcada para 21 de outubro, também no site do Cead.

Confira o edital do curso Uniafro – política de igualdade racial no ambiente escolar

Efetue aqui a sua inscrição

Outras informações: (32) 2102-3488 ramal 218 (Assessoria do Cead)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud