Criar uma empresa em 54 horas focada em ideias inovadoras. Este é o objetivo comum da Startup Weekend, evento inédito na cidade, desenvolvido pelo Google, e que conta com apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica (Critt) e Parque Científico e Tecnológico. Durante três dias, entre 26 e 28 de setembro, na Faculdade Estácio de Sá, os participantes irão compartilhar suas ideias, validá-las, criar modelos de negócios e apresentar para uma banca avaliadora.

É a primeira vez que o evento será realizado em Juiz de Fora e reunirá mentores, investidores e estudantes. Os interessados no tema ainda podem se inscrever até as 12h de sexta-feira, 26, pelo site Startup Wekend . Segundo um dos organizadores do evento, Fellipe Elias, as inscrições estão se esgotando devido ao rico ambiente empreendedor de Juiz de Fora.

Os participantes podem se inscrever em três categorias: Não Técnico (se aplica aos negócios, marketing, relações públicas e qualquer pessoa com conhecimentos não-técnicos); Designer (se aplica a qualquer pessoa com experiência em design) e Desenvolvedor (se aplica a engenheiros de software/programadores/desenvolvedores).

O primeiro dia do evento é dedicado ao compartilhamento e escolha de ideias que serão trabalhadas no final de semana. Os participantes dividem-se em grupos e definem os recursos e habilidades necessárias para trabalhar nas horas seguintes.

No sábado, as equipes trabalham na validação de hipóteses e o desenvolvimento dos projetos e, para isso, contam com mentorias de empreendedores e profissionais que, por meio de suas experiências, indicam quais os melhores caminhos a serem trilhados. Cada grupo, contará com a ajuda de um mentor, que continuará auxiliando ao longo do domingo. No final do dia, é hora de apresentar-se aos jurados que avaliam e escolhem os três melhores projetos.

Segundo a diretora do Critt, Nádia Raposo, há por parte da UFJF um olhar especial para os eventos da cidade que trabalham a questão da inovação, independentemente se eles acontecem no campus ou não. “É papel da Universidade apoiar cada vez mais as atividades que estimulam a cultura do empreendedorismo e da inovação na região e, também, no Brasil como este evento mundial itinerante.”

Palestrantes e mentores

A programação do Startup Weekend terá início às 18h30 de sexta-feira, 26, quando tem início o credenciamento. Logo após, o consultor do Parque Científico e Tecnológico da UFJF e ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, ministra palestra de abertura sobre os avanços do Parque Tecnológico, além de abordar a cultura empreendedorismo e da inovação.

O evento contará com sete jurados: Thiago Paiva – Wayra; Samir Iásbeck – Qranio; Deco – Chico Rei; professor Aloisio – Estácio de Sá; Nádia Raposo – Critt/UFJF; Marcos Villas Boas – Agência República e Lindalia – Estácio de Sá. Além dos jurados, o evento contará com nove mentores que vão auxiliar no desenvolvimento dos projetos: Carlos Bergfeld; Inaiara Cóser – Parque Tecnológico/UFJF; Gabriel Coelho – Empodere-se; Ed Lobo – SWVitória; Caio Moretti – Cyclum; Luiz Gustavo – MePassaAí; Gian – Qranio; Thelma – Emiolo e Bernad De Luna.

Outras informações: (32) 2102-3435 (Assessoria do Parque Cienfífico e Tecnológico)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud