Mario Prata  falará sobre trajetória e inspiração ao longo de sua carreira (Foto: Divulgação)

Mario Prata  falará sobre trajetória e inspiração ao longo de sua carreira (Foto: Divulgação)

O Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta quarta-feira, dia 24, o escritor Mario Prata, no projeto Sesc Literatura: Grandes Escritores, que tem a parceria da Pró-reitoria de Cultura (Procult). Esta é a sexta edição do projeto em 2014, idealizado para que autores falem sobre suas trajetórias e inspirações ao longo da carreira em uma conversa informal com o público. O bate-papo acontece a partir das 20h.

Com entrada gratuita mediante senhas a serem distribuídas uma hora antes do espetáculo, os interessados podem participar do programa de combate à fome Mesa Brasil Sesc com a doação de 1 kg de alimento não perecível. A programação ainda traz oficinas de leitura a cargo de Bella Mendes (O Artista é o Cara que Vê Antes) e Raquel Lara Rezende (No Caminho entre a Ideia e o Papel) sobre o processo criativo do autor e seu papel sociocultural na comunidade.

Mario Prata é escritor, dramaturgo, jornalista e cronista brasileiro, natural de Uberaba (MG), mas viveu parte de sua infância e adolescência em Lins (SP). Em meio século de produção literária, traz na bagagem um acervo autoral de três mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, livros de contos, roteiros e peças teatrais. Ao longo de sua trajetória, conquistou 18 prêmios, tendo sido laureado no Brasil e no exterior.

O projeto Sesc Literatura: Grandes Escritores contará com o apoio da Procult em mais duas edições programadas para Juiz de Fora até o final do ano, trazendo a poeta Eliza Lucinda, em 29 de outubro, e o escritor e religioso dominicano Frei Betto, em 20 de novembro. A diversidade dos autores e dos estilos literários são a marca do Sesc Literatura, cuja expectativa é fornecer ao público uma perspectiva mais rica e abrangente por meio da leitura. A proposta visa a formação de novos leitores, a partir da sensibilização das plateias para as múltiplas possibilidades que o universo literário tem a oferecer.

Oficinas

No Caminho entre a Ideia e o Papel – 27 de setembro – das 9h às 12h.

O objetivo é trazer a experiência do processo criativo coletiva e individualmente, atentando para o caminho que cada um trilha, desde o surgimento de uma ideia até a sua materialização textual. Para tanto, serão realizadas leituras de diferentes propostas textuais de Mario Prata e outros escritores, bem como conversas sobre exercícios e atividades que podem apontar possibilidades temáticas.

Oficineira: Raquel Lara Rezende

O Artista é o Cara que Vê Antes – 28 de setembro – das 14h às 17h.

A proposta é instigar a sensibilidade dos leitores, a partir da ideia expressa por Mario Prata de que o escritor, como o artista em geral, é o sujeito que percebe com antecipação fatos socioculturais, que só posteriormente serão objetos de análise de outros personagens da nossa sociedade. Os participantes serão estimulados a fazer o mesmo: exercitar o olhar e a escrita na apreensão e expressão do presente.

Oficineira: Bella Mendes

As oficinas serão realizadas no Sesc Juiz de Fora (localizado na avenida Rio Branco 3.090, no Centro da cidade)

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail cadijacosta@sescmg.com.br até o dia 26.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Procult-UFJF)

(32) 3311-6943 (Sesc Juiz de Fora)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud