Vocal Impera, da Bolívia (Foto: Twin Alvarenga)

Vocal Impera, da Bolívia (Foto: Twin Alvarenga)

Por meio de um repertório que transitou entre diversos ritmos – do popular ao erudito – o concerto de abertura do 20º Festival Internacional de Coros (Festcoros) emocionou o público presente no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na noite de segunda-feira, dia 22. De Juiz de Fora se apresentaram os grupos Angeli Coeli, Jesuítas, OAB e Pró-Música. Os coros internacionais Vocal Impera, da Bolívia, e Voci in Compagnia, da Itália, fecharam a noite.

Os italianos presentearam o público com os tradicionais cantos alpinos, oriundo das populações que vivem no Val Bregaglia, vale alpino localizado entre a Itália e a Suíça. Além dos cantos alpinos, seus integrantes investem em uma seleção musical composta, também, por peças populares contemporâneas.

Para o diretor artístico do Festival, Domício Procópio, “é uma conquista manter um evento deste porte por tanto tempo. Nestas duas décadas, temos procurado trazer um país novo a cada ano para que possamos mostrar para o público a diversidade da música coral”. Nesta terça-feira, 23, o Festival continua com apresentações em escolas, Embrapa e também na cidade de Piraúba.

A edição deste ano do Festcoros – um dos mais importantes na música coral – conta com apoio da UFJF, por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult). Para o pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, manter estas parcerias é fundamental para popularizar a cultura e formar novos públicos. “Parcerias com instituições públicas e privadas são essenciais para que possamos formar novos públicos, democratizar a cultura e os espaços públicos, diminuindo, assim, o preconceito cultural.”

O Festcoros, que faz parte do calendário oficial da cidade, por meio da Lei Municipal nº 9.342/98, tem a direção artística do maestro Domício Procópio e é organizado pela Associação Artística e Cultural Coro Municipal Juiz de Fora, presidida pela professora Cirinéia Xavier.

Em 20 edições (1994 a 2014), participaram do evento corais internacionais da Itália; de Portugal; do Japão; dos Estados Unidos; da Eslováquia; da Lituânia; do Egito; de Chipre; da Costa Rica; do Equador; do Uruguai; do Chile; da Colômbia; da Venezuela; do Peru; do Paraguai; e da Argentina; além dos nacionais do Distrito Federal; do Rio Grande do Sul; de Santa Catarina; do Paraná; de São Paulo; do Rio de Janeiro; de Minas Gerais; do Espírito Santo; da Bahia; de Alagoas; de Sergipe; de Pernambuco; do Maranhão; e de Tocantins.

Confira a programação completa do 20º Festival Internacional de Coros (Festcoros)

Outras informações: (32) 8844-9134 (Assessoria do Festcoros)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud