Os interessados em aprender mais sobre como explorar e documentar cientificamente depoimentos, entrevistas e registros mnemônicos podem participar do curso de História Oral oferecido pelo Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As pré-inscrições devem se realizadas até a próxima sexta-feira, dia 26, e são oferecidas 20 vagas.

Caso o número de pré-inscritos exceda o total de cadeiras disponibilizadas, haverá seleção dos participantes baseada em dois critérios: interesse no tema e aplicabilidade da metodologia ao objeto de sua pesquisa, seja ela acadêmica ou não. As perguntas referentes aos critérios são respondidas na ficha de pré-inscrição. No dia 30, será enviado e-mail notificando a aceitação aos selecionados que deverão efetuar a inscrição, no valor de R$ 50, pessoalmente na secretaria do Mamm, nos dias úteis entre 1 e 9 de outubro.

Curso e metodologia

O curso passa aos alunos técnicas e critérios de entrevistas biográficas com o objetivo de torná-los aptos a registrar histórias e memórias orais. É dividido em quatro encontros presenciais nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro, de três horas de duração cada (das 14h às 17h), e mais três horas de trabalho realizado em casa.

Durante o primeiro encontro, são apresentados os conceitos de Memória e História, a proposta de concepção e metodologia utilizada e uma reflexão sobre os processos de construção das narrativas. No segundo encontro, acontecem discussões sobre os entrevistados e o roteiro de entrevista. No encontro seguinte o foco é o desenvolvimento da entrevista. O último encontro é voltado para o processamento e avaliação dos dados e informações recolhidas durante a entrevista.

Todas essas ferramentas de pesquisa têm como base a mesma metodologia que o Museu da Pessoa de São Paulo utiliza na documentação de seu acervo.

Efetue aqui a sua pré-inscrição para o curso de História Oral

Outras informações: (32) 3229-7650 (Mamm-UFJF)